Empreendedorismo | cuidado com 5 frases que 'minam' o seu negócio

quarta-feira, fevereiro 20, 2013 Jony Lan 0 Comments

O Empresário que abre o seu próprio negócio e não pensa em crescer, está começando a se 'auto-sabotar'. Sair da zona de conforto é importante para empreendedores que desejam ser referência no mercado.

Zona de conforto é aquele espaço que faz as pessoas se sentirem bem e sem preocupações. Quem abre um negócio sabe que deve estar pronto para abrir mão deste momento. As incertezas e dúvidas que cercam uma pequena empresa exigem que os empreendedores inovem e arrisquem cada vez mais.

Correr riscos, experimentar novos processos e ter ousadia são atitudes que não devem ser esquecidas por quem empreende e alcançou alguns de seus principais objetivos. “Para empreender é necessário sair da zona de conforto”, afirma Rafael Jakubowski, diretor comercial da agência Sanders Marketing Digital.

“O empreendedor já tem uma vantagem, pois tem um desejo de mudar e fazer as coisas acontecerem”, afirma Maximiliano Tozzini Bavaresco, consultor da SONNE Branding. Veja abaixo outras recomendações dos especialistas para inovar mais no dia a dia:

1. “A concorrência já fez e não deu certo”
Para inovar, buscar referências em cases de sucesso é essencial. Entretanto, é desaconselhável focar no seu negócio de acordo com o que a concorrência fez ou deixou de fazer .“Mais experimentação e menos benchmarking”, aconselha Valter Pieracciani, sócio-fundador da Consultoria Pieracciani.

Pieracciani explica que o erro de copiar soluções dos outros é que o empresário pula a etapa de experimentar hipóteses. Ao se arriscar mais, o empreendedor fica mais aberto para testar ideias que outras pessoas descartaram e aumenta suas chances de descobrir novidades para o seu negócio.

2. “Não tem como calcular os números”
Quando o assunto é inovação, a dificuldade para calcular quanto custará os gastos de implementação de uma ideia pode ser enorme. “Quanto mais nova a solução, mais difícil é mensurar os resultados”, afirma Pieracciani.

Mas, nem por isso empresários devem deixar de mudar ou ignorar sugestões que podem vir a aperfeiçoar o seu produto ou os processos da empresa. Além disso, é importante elaborar um planejamento básico, levando em conta vários cenários.

3. “Preciso ter uma ideia brilhante”
Independentemente da área que você atua, a matéria-prima para inovação é o conhecimento. Para Bavaresco, quanto mais você conhece sobre o assunto ou o negócio, mais fácil será ter uma ideia, que não necessariamente precisa ser brilhante. Uma ideia maravilhosa sem mercado não vale nada.

Além disso, para se ter insights é recomendável ter contato com profissionais de outras áreas que podem ter um outro olhar sobre as dificuldades do seu mercado de atuação.

4. “Não estamos preparados para mudanças”
A sensação de perda é que prevalece quando há um anúncio de que alguma coisa vai mudar. “A autopreservação é um freio para inovação”, afirma Pieracciani.
Para Jakubowski, desejos profissionais e pessoais devem estar alinhados e devem ser atualizados constantemente e não apenas uma vez por ano. Dessa maneira, o empreendedor se regra para aprender a se posicionar em diferentes cenários.

5. “Nós fazemos isso há muitos anos e sempre funcionou”
A zona de conforto de um empresário pode vir de uma série de acertos ou erros do passado. Eles não devem nortear o caminho de uma pequena empresa e, sim, servir de combustível para aprimorar o negócio.

“O comportamento das pessoas está mudando rapidamente. O que te deu sobrevivência no passado não garante a perpetuação do negócio”, explica Bavaresco.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado