Marketing McDonald´s | aniversário de 34 anos no Brasil tem ações e campanhas diferenciadas

quarta-feira, fevereiro 27, 2013 Jony Lan 0 Comments

No mês de fevereiro o McDonald’s comemora 34 anos no Brasil. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado em 13 de fevereiro de 1979 em Copacabana, RJ. Hoje, a empresa conta com mais de 700 restaurantes em 23 estados e tem dois prédios com a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), o local onde funciona a McDonald’s University e restaurante de Bertioga, o primeiro com a certificação no Brasil. Em 2009, lançou a plataforma “Grandes Prazeres Pequenos Preços” que está em sua 16ª edição e, a cada etapa, traz uma novidade para o cardápio, além dos sucessos clássicos a preços convidativos. O objetivo é reforçar o compromisso em oferecer a todos os consumidores os mesmos serviços e produtos. Além disso, apoia o Instituto Ronald McDonald, que só em 2012 inaugurou duas novas Casas Ronald McDonald, uma em Belém (PA) e a outra em Jaú (SP), para hospedagem de famílias e crianças em tratamento de câncer. No cardápio, produtos inspirados nos brasileiros, como a torta de banana e o Cheddar McMelt, sanduíche que entrou em uma promoção sazonal em 1994, ganharam a preferência dos consumidores e se tornaram uma opção do cardápio permanente.

McDonald’s em Minas Gerais
Em Minas Gerais, o McDonald’s atua desde 1989 (24 anos), quando inaugurou seu primeiro restaurante, no BH Shopping. Hoje a rede possui mais de 2.500 funcionários no Estado, com restaurantes nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Sete Lagoas, Poços de Caldas, Ipatinga, Governador Valadares e Patos de Minas. Em breve, também será inaugurada a primeira unidade da rede em Pouso Alegre, no Sul de Minas, além de um segundo restaurante (um drive thru) em Ipatinga, no Vale do Aço, e um quarto restaurante em Contagem.

Sobre a Campanha de Qualidade
Em 2013 o McDonald’s lançou a campanha “Além da Cozinha”, com ações em toda a América Latina. O objetivo é apresentar a alta qualidade dos ingredientes que a rede usa, por meio de depoimentos de fornecedores, funcionários e clientes. A iniciativa mostra detalhes da cadeia produtiva da rede, desde a produção dos insumos, nos campos, granjas e hortas, até a entrega do produto na bandeja do consumidor. A campanha será veiculada o ano todo e terá diversas etapas e vai receber a atenção e o investimento proporcional a um lançamento de produto, com grande foco em mídias online e TV. As redes sociais (facebook.com/McDonaldsBrasil e twitter.com/McDonalds_BR) e o site (www.alemdacozinha.com.br) vão ter um papel essencial na interação com a marca. Com essas ferramentas será possível ver diferentes histórias nas quais os fornecedores contam como são plantadas e cultivadas as matérias-primas usadas pela rede.


“O McDonald’s é uma marca que está sempre atenta às necessidades dos seus clientes. Percebemos que hoje o consumidor está cada vez mais preocupado não só com a qualidade, mas com a origem do produto e como a toda a cadeia produtiva afeta o meio ambiente. Por isso decidimos lançar esta campanha, que é o símbolo máximo da nossa transparência e preocupação em oferecer produtos de qualidade, ampliando a experiência do consumidor com a marca”, afirma Gnypek.

Segredos do hambúrguer
Atualmente, o McDonald’s Brasil tem mais de 200 fornecedores espalhados por todo país. Na primeira etapa da campanha, a rede vai trabalhar a origem da carne dos hambúrgueres. Só em 2011, os fornecedores brasileiros transformaram quase 24 mil toneladas de carne bovina em hambúrgueres. Para esta fase foram criadas duas peças: um comercial de TV, que mostra um pouco da origem da carne e convida o consumidor a visitar o site www.alemdacozinha.com.br, e um vídeo para a web que vai mostrar mais detalhes desde o manejo do gado nas fazendas e como o produto chega ao consumidor final.

“O compromisso da companhia e dos seus fornecedores com a qualidade e segurança alimentar dos produtos, muito antes deles chegarem as nossas cozinhas. Por este motivo o McDonald’s estabelece programas de monitoramento em todos os fornecedores e exaustivos controles em todos os processos, desde a plantação e criação de animais, até o produto entregue na mão do cliente. Graças a esses parceiros, oferecemos produtos com os mais altos padrões de qualidade da indústria alimentícia e fortalecemos nosso relacionamento com o 1,7 milhão de clientes que nos visitam todos os dias nos restaurantes brasileiros”, diz Celso Cruz, diretor de Supply Chain da Arcos Dourados.

Como parte da campanha de qualidade ‘Além da Cozinha’ e com foco nos pais, o McDonald’s também lança a assinatura ‘Nós mudamos sempre para que uma coisa não mude nunca: o prazer de vir ao McDonald’s’, em referência a todas as mudanças nutricionais dos itens que compõem o McLanche Feliz. A adição de frutas em pedaços como sobremesa, a redução de 10% da quantidade de sódio nos pães, McNuggets, queijo e ketchup, e a diminuição de 40% na quantidade de açúcar adicionado nas bebidas à base de frutas, foram algumas das mudanças da rede nos últimos anos.

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. Diretamente ou por meio de franquias, a Companhia opera mais de 1.880 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 90.000 funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias. Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite nosso site www.arcosdorados.com

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Multitexto

Conteúdo relacionado