Negócios | Empreendedor fatura com brigadeiros gourmet no NE

quarta-feira, março 27, 2013 Jony Lan 0 Comments

Microempreendedor Individual utiliza redes sociais para divulgar e comercializar doces. Daniel Simplício buscou divulgação nas redes sociais com uma página no Facebook e um perfil no Instagram. Você tem uma história parecida, é empreendedor, envie para nós!

O gastrônomo potiguar Daniel Simplício viu no filão de produtos derivados de chocolate feitos artesanalmente a oportunidade de ter o próprio negócio. Deixou para trás o emprego em um restaurante em Natal e resolveu empreender, atitude estimulada após a participação no seminário Empretec, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para desenvolver as competências empreendedoras dos participantes.

O jovem era responsável pelo setor de confeitaria e doceria do estabelecimento, pediu demissão em junho do ano passado e passou a produzir brigadeiros gourmet, uma variação do tradicional doce acrescido de sabores requintados, como pistache, damasco, limão siciliano, castanha do pará, café e a última novidade, caramelo com flor de sal. Ao todo, são 32 sabores que estimulam os desejos da clientela.

Como canal de divulgação dos produtos, o empreendedor usou as redes sociais. Criou uma página no Facebook e um perfil no Instagram. O termômetro das vendas veio no Dia dos Namorados. As guloseimas caíram no gosto dos casais apaixonados e Daniel Simplício chegou a vender 50 caixas, contendo até 20 bombons cada uma. “Venho de uma família seridoense com larga tradição nessa área de doceria. Então, resolvi apostar nos brigadeiros”, conta o rapaz, que, juntamente com a mãe, produz os doces, vendidos ao preço de R$ 40 a caixa.

No período natalino, outra constatação de que o negócio era viável. Foram vendidas mil unidades em apenas duas semanas. Mas nada supera a Páscoa, quando a produção aumenta 50% e a receita chega a atingir R$ 3 mil. Até esta sexta-feira (29), ele terá feito 600 brigadeiros voltados especialmente para a Semana Santa.

Formalizado como Microempreendedor Individual (MEI) durante a Feira do Empreendedor do Rio Grande do Norte, no ano passado, Daniel Simplício diz que o registro foi fundamental para o sucesso do negócio, já que praticamente todos os ingredientes são importados e a aquisição necessita de nota fiscal ou número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A ideia de fazer da paixão pela gastronomia a principal fonte de renda deu tão certo que atualmente O Melhor Brigadeiro da Cidade tem um cadastro de 200 clientes fixos, entre eles um café instalado no Natal Shopping. Pelo menos duas vezes por semana, parte da produção dos brigadeiros é destinada a esse cliente. As embalagens do produto são outro diferencial. Todo o conceito foi pensado e planejado por Daniel Simplício, que também é publicitário. “Vi que essa era a oportunidade da minha vida e apostei na ideia”.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Exame, Sebrae

Conteúdo relacionado