Mídia espontânea | marcas pegam carona no preço do tomate em piadas na web e memes no Facebook

segunda-feira, abril 15, 2013 Jony Lan 0 Comments

Marketing | as marcas decidiram aproveitar a oportunidade de buzz instantâneo gerado pelas piadas sobre o preço do tomate nas redes sociais.

Durante e a última semana, o tomate foi a vedete das redes sociais - e o mais novo vilão da inflação na economia nacional. Os preços mais salgados do alimento não demoraram a virar piada web afora. Através das redes sociais, algumas marcas brasileiras decidiram aproveitar a oportunidade de buzz instantâneo e aderir, não sem algum senso de humor, à grande conversa entre os internautas. A interação com os consumidores e fãs garante, é claro, uma boa dose de mídia espontânea, colhida em likes e compartilhamentos. Confira alguns dos cases abaixo:

Extra
A rede de supermercados aproveitou a febre em torno do preço da fruta para lançar uma promoção. No Facebook, postou uma foto que anunciava descontos para o produto na quarta-feira: ‘É hoje que o misto-quente vira bauru. Tomate comum de R$ 8,99 por R$ 3,99’, dizia o anúncio. A imagem alcançou mil likes e mais de mil compartilhamentos.

ALE
A ALE Combustíveis publicou a imagem de um caminhão que trazia uma outra proposta para as populares "frases de caminhoneiro". No lugar de um ditado ou trocadilho, a placa afirmava: “Não me dê farol, me dê TOMATE”.

Pepsi
A Pepsi fez uma comparação entre o tomate e o limão da Pepsi Twist. Ao contrário do seu concorrente ma feira, o limão "não está custando os olhos da cara", brincou a imagem.

Guaraná
O Guaraná Antarctica postou uma foto no Facebook onde mostrava uma lata do seu refrigerante com um sanduiche do lado. A legenda brincava: "Lanchinho com Guaraná Antarctica. Tomate opcional". O post rendeu mais de 860 compartilhamentos e superou 4,5 mil likes.

Bonafont
A água mineral da Danone preferiu usar o seu Facebook para oferecer uma alternativa gastronômica a seus fãs. “Com o preço atual do tomate, segue uma dica para que o tempero não fique mais caro do que o churrasco”, anunciava o post com uma receita de um vinagrete que aposta na laranja como ingrediente principal.

Burger King
A rede de fast food fez piada tranquilizando a clientela, e fez questão de assegurar que o tomate dos sanduíches está garantido no restaurante. O post alcançou 9 mil likes e quase 2 mil compartilhamentos.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado