Franquias | os 7 maiores desafios dos franqueados

terça-feira, julho 30, 2013 Jony Lan 0 Comments


Gestão | operar um negócio franqueado exige muito trabalho e disciplina de seus participantes. Não se pode ter a ideia de que franquia, pelo conjunto de conhecimento organizado e pela transferência de know how por parte do franqueador, dará menos trabalho. Será que você se identifica?

O mercado está cada vez mais competitivo, há diversas opções de compras para o consumidor, e ter uma oferta adequada e proporcionar uma experiência de consumo também adequadas é fundamental. Dessa forma, conforme Adir Ribeiro, especialista em franquias, o empresário não pode ter a ilusão de que comprar a franquia é sucesso garantido.

1. Capacidade de planejamento – muitas vezes o hábito de se planejar ainda não existe e traz enormes esforços dos franqueados na criação dos planos do negócio e ações, que visam manter a unidade alinhada e em perfeito funcionamento.

2. Atuar como empresário – respeitar as regras do franqueador e de seus padrões, sem perder a sua essência na gestão do negócio, é essencial. Precisa aceitar conviver com o suporte da franqueadora, que fornecerá orientações, diretrizes, explicações e procedimentos para melhorar os resultados do seu negócio. Mas as decisões do dia-a-dia serão tomadas pelos franqueados que devem capacitar-se cada vez mais para isso.

3. Entender claramente o papel das partes – uma das principais causas de desgaste no relacionamento entre franqueadores e franqueados está na falta de clareza sobre quem faz o que no decorrer da relação. Expectativas e frustrações são comuns para ambos os lados e é preciso entender que a visão estratégica e as diretrizes são responsabilidades da franqueadora e aos franqueados cabe a execução de um planejamento anual de negócios.

4. Ter disciplina – operar negócios, principalmente no varejo, exigirá uma alta dose de disciplina e envolvimento no negócio, muitas vezes abrindo mão de outras coisas, mas com um objetivo claro de conquistar mercado, melhorar os resultados do negócio e entregar uma excelente experiência de consumo ao cliente final.

5. Gerir pessoas – é um dos itens mais desafiantes nos dias de hoje, com a ausência de gente qualificada para trabalhar e com a alta rotatividade. Os empresários precisam criar estratégias inovadoras e que gerem engajamento nas suas equipes, para não haver perda da qualidade na prestação de serviços e conseguir gerir as pessoas de maneira mais adequada ao contexto atual dos negócios.

6. Fazer a gestão financeira – ter a habilidade de conhecer e entender os números do negócio, além de analisá-los e tomar ações de correções com base nessas informações financeiras.

7. Ter alto foco comercial – sem vendas nenhuma empresa sobrevive, muito menos uma franquia. Portanto, ter uma “pegada” comercial é fundamental para qualquer negócio.

Reparem que as "dicas" são bem comuns, e muito normais em qualquer empresa. A diferença é que elas fazem parte do negócio, assim como o Marketing. Não dá para eliminar um ou priorizar um do que outro. As pessoas que possuem negócios precisam assumir a postura de que são empresários, de que uma empresa para funcionar precisa ter todos, sim todos, os itens acima para pelo menos ter mais chances no mercado.

Pensar faz bem, analisar, também, mas nenhum é melhor do que a ação, do que colocar em prática, do que executar. Só a ação traz resultados e transforma em produtividade e competitividade o que os seus concorrentes continuam pensando e analisando.

Abs, 

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com 

Fonte: Exmae

Conteúdo relacionado