Marketing Promocional | aprovação de promoções pela Caixa será digital e reduzirá prazo de até 40 dias para apenas sete

quarta-feira, julho 31, 2013 Jony Lan 0 Comments

A Caixa Econômica Federal detalhou na terça-feira, 30.07, as mudanças para agilizar o processo de autorização de promoções comerciais, durante o 1° Congresso de Live Marketing, promovido pela Associação de Marketing Promocional (Ampro). Por norma federal estabelecida na década de 1970, cabe ao banco autorizar e fiscalizar este tipo de ação. O prazo para obter a liberação já chegou a levar até 40 dias (hoje está entre 15 e 20 dias).

A Caixa deve colocar em prática, até o final do ano, o Sistema de Promoções Comerciais (SIPMC), plataforma digital que permitirá a anunciantes e agências incumbidas de realizar promoções autenticar os projetos em até sete dias. O envio de documentos, hoje feito via Correios, será totalmente digital. Será possível, inclusive, o acompanhamento do processo em tempo real. "Hoje, se houver necessidade de qualquer correção, enviamos ofício. Com o SIPMC, vamos virtualizar", explicou Edilson Vianna, gerente nacional de loterias e promoções da Caixa. As mudanças para acelerar o processo burocrático foram defendidas pela Ampro, o que explica o anúncio ter sido feito durante o 1° Congresso.

Hoje, segundo Vianna, o banco conta com 25 profissionais dedicados a autorizar promoções, o que ajudou a reduzir o prazo de finalização dos processos - mesmo com um aumento de certificados emitidos nos últimos dois anos. No primeiro semestre deste ano, foram 906, ante 792 e 645 no mesmo período de 2012 e 2011, respectivamente. 

Nova lei
Na apresentação, o representante da Caixa minimizou as críticas que a Portaria 422/13, promulgado na última semana, recebeu ao promover mudanças no setor de promoções comerciais. Disse que se trata apenas de uma interpretação atualizada e condizente com o universo digital, já que a lei original que rege este mercado data dos anos 1970. "Hoje temos uma cabeça muito preparada e simpática a receber planos de promoções criativas", ressaltou Viana. "Estamos à disposição para trabalhar junto com vocês."

Abs, 

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com 

Fonte: MMonline

Conteúdo relacionado