Estratégias | 44% dos planos estratégicos das empresas fracassam na implementação

terça-feira, agosto 20, 2013 Jony Lan 0 Comments


61% dos entrevistados admitem que suas empresas precisam se esforçar pra preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia e sua implementação

A maioria das grandes empresas sabe que é preciso traçar boas estratégias para alcançar o sucesso, mas grande parte delas ainda falha na implementação dessas ideias. É o que aponta um estudo da associação mundial Project Management Institute (PMI), feito em parceria com a unidade de inteligência da The Economist.

De acordo com a pesquisa conduzida em março de 2013 e divulgada no Brasil nesta semana, dos 587 executivos globais seniores ouvidos, 88% reconhecem que é importante entregar resultados baseados no plano estratégico. Mas, nos últimos três anos, 44% dos planos estratégicos delineados por eles não foram bem sucedidos.

Tanto que 61% dos entrevistados admitem que suas empresas precisam se esforçar pra preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia e sua implementação no dia a dia.

Devido à variedade de setores e de características de cada empresa, é difícil eleger um único problema que atrapalha o desenvolvimento das estratégias e criar uma receita para solucioná-lo. Porém, há algumas iniciativas comuns que podem ajudar a tirar os planos do papel.

1 Não basta ser chefe, tem que participar
Segundo o PMI, o envolvimento da liderança é fundamental. Apesar disso, 28% dos executivos disseram que projetos individuais para aplicar estratégias, normalmente, não têm o apoio necessário dos membros do alto escalão. “Os líderes devem ter um papel efetivo em cada elemento da implementação do projeto, o que inclui a priorização de iniciativas e alocação de recursos”.

2 Invista em treinamento
Outro ponto importante é a gestão de talentos. Para o PMI, “ela é fundamental para alcançar o sucesso na implementação da estratégia”. Segundo a associação, isso pode ser feito por meio de treinamentos que reforcem o pensamento estratégico dos funcionários para ensiná-los a usar as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos. “Organizações de alta performance promovem o desenvolvimento contínuo dos gerentes de projetos para alcançarem o sucesso”.

Entre os pesquisados, apenas 41% afirmaram que suas companhias contam com pessoal qualificado para colocar as iniciativas em prática. Além disso, no que diz respeito a quem coordena essas ações, apenas 18% dizem que contratar pessoas com habilidades e talentos de liderança para dirigir a aplicação das estratégias é uma prioridade, enquanto 11% dizem que suas corporações consideram muito importante desenvolver essas características em executivos que já estão lá dentro.

3 Crie padrões
Padronizar práticas da companhia também pode favorecer os resultados. “Padronizar leva a um uso eficiente dos recursos, o que permite mais tempo para focar em liderança, inovação e entrega de produtos e serviços”, segundo o PMI.

Para os executivos ouvidos na pesquisa, a principal barreira para a implementação das estratégias é a falta de habilidades para gerenciamento de mudanças (45%). A falta de recursos vem em segundo lugar, com 29%. Veja agora o que eles consideram que são as principais razões do sucesso das estratégias nas corporações:

PráticaPorcentagem de empresas
Ideia comprada e suporte da liderança51%
Implementação qualificada39%
Bom ajuste entre iniciativa específica e estratégia em geral37%
Bom planejamento32%
Iniciativa recebe pessoal qualificado28%
Boa comunicação25%
Habilidade de gerenciar mudanças organizacionais25%
Iniciativa recebe financiamento suficiente24%

Ainda de acordo com a pesquisa, 13% dos respondentes estão acima da média na execução da estratégia. No estudo, tais empresas foram classificadas como  "melhores executores". De acordo com os resultados, tais companhias completaram, nos últimos três anos, 20% mais estratégias do que as outras. Em mais da metade delas, a estratégia está alinhada com o modelo de negócios atual. Entre as que não fazem parte deste grupo, isto é realidade apenas em uma empresa a cada 16. Veja a tabela: 


AtividadeMelhores executoresOutros
Iniciativas de estratégia de sucesso nos últimos três anos73%53%
Desempenho financeiro de banchmark acima da média65%18%
Estratégia alinhada com modelo de negócios atual51%6%
Veja qual é o papel do líder nas empresas consideradas melhores executoras e nas outras: 
No que os líderes se envolvemMelhores executoresOutros
Fiscalização geral72%63%
Definir abrangência68%61%
Comunicação e sua importância para a empresa56%46%
Criação da equipe de projeto55%40%
Avaliação do sucesso48%37%
Assegurar recursos para a iniciativa39%22%
Implementação e acompanhamento de resultados35%22%
Decidir e fazer ajustes necessários à iniciativa32%29%
Alimentar conhecimentos estratégicos adquiridos a partir da iniciativa para a produção e implementação da estratégia29%13%

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado