Novos produtos | Biritis é a cerveja do Mussum criada pelo filho do humorista

quarta-feira, agosto 07, 2013 Jony Lan 0 Comments


Depois que a Duff dos Simpsons pegou, chegou a vez da Biritis, cerveja do tipo Vienna Lager que será lançada oficialmente em 19 de agosto. Além da referência ao ex-trapalhão no nome, a bebida levará seu rosto na tampinha, no rótulo e, futuramente, nos copos que serão lançados pela nova marca



A cerveja Biritis terá o rosto de Mussum estampado na tampinhaEmpresários Diogo de Mello, Leonardo Costa e Sandro Gomes, filho de Mussum, lançam a Biritis, cerveja que homenageia o humorista.

Após 19 anos de sua morte, Mussum, um dos ídolos dos Trapalhões, será homenageado no lançamento de uma bebida alcoólica que é, literalmente, a cara dele. Famoso por entornar muito “mé” nos episódios da série humorística, na vida particular, Antônio Carlos Bernardes Gomes gostava mesmo era de uma boa cervejinha.


Com o paladar herdado “desde a primeira beiçada” e no intuito de homenagear o pai, o filho de Mussum, Sandro Gomes, criou a cerveja artesanal Biritis. Além da referência ao ex-trapalhão no nome, a bebida levará seu rosto na tampinha, no rótulo e, futuramente, nos copos que serão lançados pela nova marca.

Biritis será lançada no próximo dia 19 de agosto, em Ipanema, e, no dia seguinte, em Pinheiros. Inicialmente, a bebida será vendida em garrafas de 600 ml a R$ 20 em pontos de venda de São Paulo e do Rio.

Com o carisma do personagem, o empreendedor já sabia que tê-lo como garoto-propaganda ajudaria a divulgar a marca. No entanto, o mais difícil no projeto foi chegar ao que ele denomina de “receita perfeita”.

Artesanal
“O Mussum da cachaça era o Mussum dos Trapalhões. Já o Mussum dos amigos e da família, era o da cervejinha gelada, de fazer um samba e pensar em projetos. Por isso a gente pensou única e exclusivamente numa cerveja”, diz o filho do humorista, que descartou a produção de cachaça e procurou criar um meio-termo entre a cerveja pielsen e a especial.

“A gente teve cuidado de fazer o produto que fosse páreo ao Mussum. Como ele gostava de falar: a bebida sem frescuris”, afirma. A receita foi desenvolvida por André Cancegliero, da Cervejaria Urbana, o primeiro a abraçar o projeto que levou dois anos para ser concluído, segundo Gomes. Biritis é uma exclusiva “Vienna Lager”, cerveja de baixa fermentação, malte importado, cor alaranjada e aroma a lúpulo.

A ideia de produzir a bebida surgiu quando Gomes foi passar um feriado em Angra dos Reis com o amigo de infância, Diogo Mello. Relembrando das histórias de férias com Mussum, Gomes e Mello pensaram em homenagear o artista com uma cerveja. “Depois do carnaval, a gente já começou a fazer o projeto”, resume.

Passado e futuro

Mello e o empresário Leonardo Costa entraram na empreitada da criação da cervejaria Brassaria Ampolis, que teve o apoio da família Gomes. "A aprovação foi a parte mais fácil. Meu pai era um apaixonado por cerveja, mas ninguém nunca havia pensado nisso. Então, meus familiares receberam a notícia com muito carinho, levando pelo lado da homenagem mesmo."

Para esclarecer que a relação de Mussum com a bebida era saudável, Gomes explica que o humorista não morreu de cirrose, mas sim devido a uma rejeição pós-cirurgia por um problema no coração. “Meu pai não era o maior cachaceiro da face da terra como nos Trapalhões”, diz.

No momento, a empresa foca nos lançamentos e na distribuição, mas tem planos para o futuro. “Queremos começar devagar e aguardar o reconhecimento do produto e, de acordo com a demanda, ir crescendo”. Até o final deste semestre, a cervejaria Brassaria Ampolis planeja produzir 50 mil litros e deve lançar outros rótulos de cerveja com referência ao humorista.

Abs, 

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com

Fontes: Exame

Conteúdo relacionado