Modelo de Negócios | Revistas: muitos leitores, pouco dinheiro

quarta-feira, setembro 11, 2013 Jony Lan 0 Comments

"Há algum tempo, nossa principal discussão girava em torno da dúvida: se éramos ou não necessários e se os outros meios iam acabar conosco. Hoje, essa dúvida acabou. Temos consciência da força do nosso meio e precisamos apenas encontrar um novo modelo de negócio". Com essas palavras, o diretor geral da Editora Globo, Frederic Kachar, abriu os trabalho da VII edição do Fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER), na manhã desta terça-feira, 10, em São Paulo.

Ao apresentar dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e compará-los com os recentes resultados do Projeto Inter-Meios, o presidente da Aner apontou a grande contradição atual do meio. "Nunca tivemos números tao bons de circulação e de vendas avulsas. Contudo, nosso faturamento publicitário caiu 8,7% nos últimos 12 meses. Temos público, mas não estamos conseguindo monetizar com isso", reclamou Kachar.

Segundo ele, várias medidas são necessárias para mudar esse quadro, como a criação de novos formatos publicitários e o investimento em técnicas de mensuração de resultados. Ele também ressaltou a necessidade de enxergar o leitor como um ser multimídia que anseia pelo consumo do conteúdo em diferentes plataformas. Por fim, ele também alertou para a necessidade de união do meio. "Precisamos criar uma política comercial que nos valorize e enfatizar ao mercado as vantagens e atributos que são exclusivos das revistas, como credibilidade e poder de captar a atenção do leitor", finalizou.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: mmonline

Conteúdo relacionado