Case DoCoMo | celular Touch Wood foi lançado em 2011, mas projetado em 2009 e merece ficar na memória de uma ação ecologicamente responsável

terça-feira, novembro 19, 2013 Jony Lan 0 Comments

Em setembro de 2009 a NTT DoCoMo, operadora Japonesa de celular, anunciou que desenvolveu o protótipo do telefone móvel feito com a madeira de árvores podadas para manter florestas saudáveis. O protótipo foi criado em colaboração com a Sharp Corporation, Olympus Corporation e a "mais árvores", um projeto de reflorestamento fundada pelo músico Ryuichi Sakamoto, entre outros.

Tenho certeza que se não falasse que era de 2009, talvez você acha-se que fosse um novo lançamento. Mas o diferencial dele foi e continua sendo único no mundo, e isso merece atenção pela ação como um todo.

Chamado de toque de madeira ou "Touch Wood", apresenta excelente durabilidade e resistência a água, insetos e mofo graças à moldagem por compressão tridimensional especialmente desenvolvida pela Olympus Corporation. Madeira convencional não é adequada para uso como corpos de telefonia móvel, porque eles tendem a desgastar-se rapidamente.


Cada aparelho TOUCH WOOD possui seus próprios padrões de grãos distintos e coloração natural. Sem corantes ou tintas são usadas, de modo que o cipreste retém sua aparência natural original e aroma. A madeira também tem um brilho atraente que é criado durante o processo de compressão.

Os protótipos foram exibidos na ITU Telecom World 2009, em Genebra, Suíça, e na CEATEC JAPAN 2009.

Veja o viral:


Lançado em 2011, a agência japonesa Drill Inc. fez um vídeo viral épico, daqueles que transformam o efeito dominó em algo maior, algo que une a poesia da floresta à música, a engenharia e a filmagem ao estilo cinematográfico para ao final, traduzir o produto que era um protótipo. Infelizmente o produto nao é mais vendido, mas seu efeito merece ser arquivado para um case de sucesso.

Acesse o site oficial da DoCoMo:
http://answer.nttdocomo.co.jp/touchwood/


Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado