Diversificação | McDonald's aposta em lojas gourmet nos EUA com sanduíches customizados depois de décadas

quarta-feira, novembro 27, 2013 Jony Lan 0 Comments

iPad's, garçons bem-vestidos, decoração diferenciada e sanduíches customizados são atrações das novas lojas "gourmet" da rede nos EUA. São lojas que levam a assinatura: Build your burguer.

McDonald's em Laguna Niguel, California: pedidos registrados com tablet.


O McDonald's criou um serviço de sanduíches customizados para duas de suas lojas nos Estados Unidos. Localizadas na Califórnia e no Illinois, as unidades permitem aos clientes a escolha dos ingredientes de seus lanches por meio de iPads. Sem previsão para adoção em toda rede de fast food, a experiência tem dado o que falar.



Na loja da Laguna Niguel, na costa oeste americana, empregados vestidos com aventais chics recebem os clientes num ambiente refinado. Além do cardápio usual, a loja oferece cerca de 20 ingredientes diferentes para quem quiser montar seu próprio lanche - incluindo guacamole, cebola caramelizada, bacon defumado e cogumelos grelhados.

Após o pedido, o cliente recebe uma campainha para receber o pedido na mesa.



"Os sanduíches faça-você-mesmo não vão para a chapa antes de serem pedidos", destaca o portal Chicago Business. O lanche sai por 5,80 dólares.

Mudanças estratégicas

"O McDonald's está começando a se tornar uma rede mais focada em adultos", afirmou o analista Jeff Davis, da consultoria americana Sandelman and Associates, em entrevista ao site Orange County Register.

Eu particularmente acho que a rede está começando a aceitar um novo formato, principalmente com o crescimento de redes como a Subway, em que o cliente "constrói" o seu sanduíche e isso não se limita a adultos e sim a um segmento de consumidores que querem a comida com o seu gosto. É levar a experiência de criar algo com jeito "único", é a famosa co-participação no produto que será consumido.

Não acredito que toda a rede irá mudar para esse modelo, mas sim lojas especializadas nessa customização surgirão. Ou seja, diversificação estratégica.

Outro indício que a rede está se diversificando foi o anúncio recente da parceria com a Kraft Foods para criação do McCafe, um produto da marca que será vendido em supermercados. Por trás das diversificaçõess na rede, podem estar problemas como as vendas globais abaixo do esperado em outubro.

Veja agora todos os detalhes das lojas conceito "Build your Burguer"





















Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Exame, foodbeast, dailymail

Conteúdo relacionado