Estratégia de Marketing Heineken | Por que renovar o patrocínio com a UEFA Champions League

quinta-feira, novembro 07, 2013 Jony Lan 0 Comments

Muita empresa acha que investir em Marketing é bobagem, talvez por termos um país com mais microempresas (até 3,6 milhões de reais de faturamento anual pelo Simples) do que pequenas empresas, o que dizer das grandes empresas então. Mas em termos de quantidade, as microempresas ganham e essa mentalidade empresarial estereotipada de microempresa tem que acabar um dia, não?

A HEINEKEN anunciou a extensão de seu contrato de patrocínio com a UEFA Champions League. Com o novo acordo, a Heineken, marca de cerveja Premium líder no mundo, vai continuar a ser a parceira oficial do mais prestigiado torneio de clubes de futebol do mundo, incluindo as temporadas de 2017 e 2018.

A Heineken tem sido parceira da UEFA Champions League desde 2005, consolidando sua popularidade com os fãs de futebol em todo o mundo. O patrocínio permite que a Heineken eleve seu status, como a cerveja mais conhecida no mundo. No ano passado, a UEFA Champions League atingiu um público de mais de quatro bilhões de telespectadores, em 220 países e territórios.

No Brasil, a plataforma é um dos grandes ativos da marca Heineken com grande foco de ativação e investimento. Este ano, a ativação envolveu 38 milhões de garrafas e latas temáticas e mais de 15 mil pessoas participaram da ação promocional “#deixaqueeulevo”, que proporcionou a seis consumidores uma experiência única na final da UEFA Champions League, em Wembley, Londres.

No universo digital, a ação global “#askseedorf” teve uma participação massiva de brasileiros gerando 11 milhões de impactos. Além disso, a Heineken desenvolveu uma ação inovadora de second screen para a final do torneio, o “Heineken Replay”, que impactou cerca de cinco milhões de pessoas no país e aumentou em 50% o “share of conversation” nas mídias sociais no dia da grande final, se comparado com o ano anterior.

A renovação de contrato faz com que a Heineken tenha os direitos de exclusividade de conteúdo da UEFA Champions League, que estarão disponíveis em todos os canais de mídia social da marca, bem como os direitos de apresentação da parceria nos jogos, por parte da UEFA, disponíveis no www.uefa.com. O acordo proporciona um terreno fértil para as campanhas inovadoras e vencedoras de prêmios, focadas no consumidor da marca Heineken. Também continua a incluir o patrocínio de transmissão, um aumento da exposição da marca em LED no campo, e o direito de promover parceria em canais-chave do varejo.

O patrocínio da UEFA Champions League é um elemento crucial da estratégia de crescimento da marca em mercados emergentes. Como parte da sua contínua campanha 'Road to the Final', a Heineken também anunciou as datas e locais para o seu bem-sucedido UEFA Champions League Trophy Tour, apresentada pela Heineken.

O ano de 2014 representará a oitava turnê consecutiva da marca, com um itinerário global que abrange a América do Sul, África e Ásia - dando aos fãs de todo o mundo a oportunidade de ver o troféu em primeira mão, conhecer jogadores superstars e ver uma fantástica variedade de souvenirs históricos da UEFA Champions League.

UEFA Champions League Trophy Tour:

27 fev. a 2 Mar. 2014: Buenos Aires, Argentina

13 a 16 Mar. 2014: Lagos, Nigeria

3 a 6 abril: Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

Alexis Nasard, Diretor Comercial da HEINEKEN e Presidente Regional da Europa Ocidental, disse: "O incomparável alcance internacional da UEFA Champions League e os padrões profissionais dos jogos fazem dessa a parceria perfeita para a Heineken. Permite-nos, como marca, usar iniciativas globais inovadoras que realmente empolgam o nosso alvo: os consumidores. Este ano, a Heineken aumentou significativamente seus investimentos em patrocínio na UEFA Champions League, e ativou as campanhas em mais de 220 mercados, com o objetivo de se envolver ainda mais os fãs de futebol ao redor do mundo.”

Hans Erik Tuijt, Diretor de Ativação Global da HEINEKEN, comentou sobre o anúncio de hoje: "O patrocínio da UCL é a maior plataforma de ativação da marca Heineken. Em nossa parceria de oito anos, a pesquisa mostrou que o conhecimento da marca Heineken cresceu em 60% entre os fãs da UCL". "Queremos continuar a enriquecer a experiência dos fãs da UEFA Champions League, através da nossa campanha de ativação inovadora, como #sharethesofa, a ativação “Star Final” em IBIZA e a UEFA Champions League Trophy Tour.”

Comentando sobre a renovação, Guy Laurent Epstein, diretor de marketing da UEFA, afirmou: "Estamos muito satisfeitos que a Heineken, nosso mais antigo e ativo parceiro, tenha escolhido estender, até 2018, o seu envolvimento com a principal competição de clubes da UEFA. Nós valorizamos muitíssimo o apoio global à UEFA Champions League por uma marca internacional de tanto prestígio, e estamos muito animados para ver o que nos reserva o próximo capítulo dessa parceria”.

Resultados do "Por que investir em Marketing"

- A Heineken tem sido parceira da UEFA Champions League desde 2005
- A Heineken® trará o seu patrocínio para mais de 220 países, através de esforços de marketing e PR
- UEFA Champions League é aclamada por mais de 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo
- A campanha global da Heineken “Road to the Final”, chegou a 34,5 milhões de acessos on-line
- Desde 2007, o UEFA Champions League Trophy Tour, apresentado pela Heineken, já visitou 26 países na África, Ásia, América do Norte e do Sul.
- O patrocínio de Heineken está programado para até o final da temporada 2017/18
- O engajamento com a campanha # ShareTheSofa aumentou durante cada UEFA Champions League com o alcance de 47.000.000 fãs.

Sobre a HEINEKEN Brasil

A HEINEKEN Brasil foi criada formalmente em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo.

No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM). Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Heineken, Bavaria, SOL, Xingu, Sol Premium, Summer, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool e Santa Cerva.

A companhia importa ainda as marcas Desperados, Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. HEINEKEN opera 165 cervejarias em mais de 70 países, e em 2012 vendeu 221 milhões de hectolitros.


Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Burson - Marsteller

Conteúdo relacionado