Marketing Viral Volvo | Jean-Claude Van Damme faz vídeo para demonstrar a estabilidade dos caminhões Volvo em marcha ré

sexta-feira, novembro 15, 2013 Jony Lan 0 Comments


A meta de qualquer comercial é chamar a atenção em poucos segundos e "fixar" com algum jingle, cena, situação, humor, etc. Em vídeos virais, o importante não é fazer em poucos segundos, mas usar o tempo suficiente para unir a experiência da cena com algo impressionante, seja através de humor, situação ou emoção. Ambos possuem ingrediente semelhantes: impressionar quem assiste e "fixar" o que chamou atenção com a marca. 

Lembram do AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação? Agora imaginem aplicarmos aos comerciais e videos virais.

Atenção: pode ser uma mulher bonita, um ator famoso, um artista ou uma cena impressionante, algo inusitado, que prenda a atenção em poucos segundos.

Interesse: o interesse pode estar ligado diretamente ao momento da atenção, um produto novo, um garoto propaganda de uma marca famosa, uma promoção, uma comunicação sobre algo que você se identifique, sim, o interesse pode ser para despertar um assunto no quem se identifique. Ou simplesmente aguardar o que vai acontecer após a cena chamar a sua atenção, é um roteiro que te mantem ligado nos próximos segundos esperando o desfecho do que te chamou atenção.

Desejo: esse é o ponto alto de todas as comunicações. Chamar a atenção é um desafio, mas transformar em poucos segundos uma comunicação em desejo, é algo que tem que ser construído na mente de quem vê, seja um usuário, um comprador, um consumidor ou um cliente final. É despertar a intenção maior, quase que um sonho, o espectador tem que, em poucos segundos, guardar a informação e alocar ela na memória, como algo que deseja, que pode resolver o seu problema ou simplesmente entender que irá lhe fazer bem.

Ação: Esse é o desejo de 10 entre 10 empresários. Sim, pois todo empresário entende que comunicou, vendeu. Mas nem sempre é assim, aliás, não é esse o propósito principal, mas sim uma parte do processo de venda é a comunicação e quando se encontra a mensagem encenada na medida certa, no contexto atual, com as variáveis todas à favor, sim, e possível e bem factível a ação ser imediata.

Veja o exemplo da Volvo.


Atenção: imagem do Jean-Claude Van Damme abrindo o vídeo de caminhões da Volvo sem que os caminhões se mostrassem visíveis.
Interesse: o que faz Van Damme em um comercial da Volvo, conhecida pelos carros seguros o que ele fará nos caminhões, algum golpe mortífero? E o interesse aumenta com o inusitado: Van Damme na ponta de dois caminhões, com os pés nos espelhos de cada caminhão, ambos andando de ré! Fica o ar de suspense, o que será que irá acontecer?
O fator surpresa: Van Damme fazendo abertura total em cima de dois caminhões apoiado apenas pelos retrovisores deles. Épico? Nem em cenas de filme ocorreu uma cena idêntica a essa. Esse é o ponto alto, o ponto que o torna viral: algo inédito, "inovador" em filmes com um ator famoso por suas aberturas de pernas.
O vídeo passa o recado, a estabilidade da tecnologia dos caminhões da Volvo, até de ré!
Para nós, relés mortais que não dirigimos caminhões, o AIDA, para no Interesse, talvez o desejo de andar sobre um. Mas a ação de comprar, não. No máximo, a ação de simular essa experiência.
E esse parece ser o objetivo principal do video viral: apenas mostrar que os caminhões da Volvo possuem uma estabilidade fantástica que até o Van Damme faria de olhos fechados, de ré e sem nenhum objeto aparente de segurança que o salvaria antes de se esborrachar no chão.

Ficha técnica:
Filmed in Spain on a closed-off landing field at sunrise in one take.
Directed by Andreas Nilsson
Soundtrack by Enya: Only Time

Veja o planejamento de como seria a ação e a notícia ao Van Damme de como seria a filmagem.



E a pergunta básica é: a Volvo atingiu o seu objetivo? Fixou a marca e a estabilidade dos caminhões com a cena do Van Damme?

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado