Lenovo compra Motorola do Google por US$3 bi, 9 bi a menos quando foi comprada pelo Google

quinta-feira, janeiro 30, 2014 Jony Lan 0 Comments


Vender a unidade da Motorola é praticamente admitir que a negociação bilionária de 2011, quando pagou 12 bilhões de dólares, foi um fracasso! É a velha história, diversificar demais é um risco. E se o risco for muito grande, as perdas podem ser maiores ainda, não deu outra!



Motorola e Google: acordo dará à Lenovo controle sobre todos os modelos já lançados pela Motorola, incluindo o Moto X e seu irmão de baixo custo, o Moto G.

O Google acaba de anunciar a venda de sua unidade Mobility, que inclui a Motorola, à chinesa Lenovo. O valor da negociação é de 2,91 bilhões de dólares, de acordo com um post no blog oficial da companhia norte-americana.

A aquisição pode ser ótima para a empresa da China. Já considerada a maior fabricante de PCs da atualidade, a companhia possui alguns smartphones e uma parcela considerável do mercado no país de origem, mas ainda engatinha no ramo de dispositivos móveis fora dele.

Ao Google, no entanto, vender a unidade da Motorola é praticamente admitir que a negociação bilionária de 2011 foi um fracasso.

O gigante de buscas adquiriu a fabricante de celulares por 11,5 bilhões de dólares no período, com o objetivo de desenvolver sua unidade de aparelhos móveis. No entanto, a vendeu por menos de um quarto do valor investido.

Segundo o jornal The New Yor Times, mesmo depois de comprada, a velha companhia continuou perdendo dinheiro, preocupando acionistas e analistas. Além disso, o topo de linha Moto X vendeu menos do que o esperado - apesar de o Google dizer que o aparelho está bem no mercado -, mesmo sendo um bom aparelho.

O acordo, aliás, dará à Lenovo o controle sobre todos os modelos já lançados pela Motorola, incluindo o já mencionado X e seu irmão de baixo custo, Moto G. No entanto, a negociação ainda precisa aprovada nos Estados Unidos e na China, o que "normalmente leva tempo", segundo o Google.

Mas o que está por trás disso tudo não é a aparente perda bilionária do Google.


A partir de agora, a Lenovo tomará todas as decisões e estratégias sobre os futuros produtos de Motorola, uma empresa que já foi a líder da tecnologia móvel americana e que assume nacionalidade chinesa.

Em 2005, a Lenovo fez aquisição simbolicamente semelhante ao comprar a IBM, companhia americana pioneira no setor de computadores.

"A Lenovo tem a experiência para transformar a Motorola Mobility em um player importante no ecossistema Android. Esta decisão permitirá ao Google centrar nossa energia em levar inovação ao ecossistema Android para o benefício dos usuários", disse Larry Page, CEO do Google, em comunicado.



As palavras de Page contrastam com as que pronunciou em 11 de agosto de 2011, dia em que o Google confirmou a compra de Motorola. "O compromisso total da Motorola Mobility com o Android criou um depósito compulsório natural para as duas companhias", afirmou Page à época.

O fato é que por trás da compra de Motorola pelo Google em 2011 estava a necessidade da companhia californiana de se blindar contra as investidas de seus concorrentes, especialmente a Apple, que viam no sistema operacional Android uma cópia de software do iPhone.

Com a aquisição da Motorola, o Google tomou posse de mais de 14 mil patentes.


E aí, ainda acha que o Google realmente tomou um prejuízo tão grande assim?

Fontes: Época Negócios, Exame

Conteúdo relacionado