Novos Negócios | com investimentos de US$ 8 milhões, rede Johnny Rockets é lançada no Brasil

quarta-feira, abril 23, 2014 Jony Lan 0 Comments

A rede de lanchonetes americana chega ao país com plano ambicioso depois de problema com marca.

Quase uma década e algumas disputas judiciais depois, a rede de lanchonetes americana Johnny Rockets faz sua estreia no Brasil, com planos ambiciosos de expansão. Inaugurado no começo do ano, o primeiro restaurante foi aberto em Guarulhos. Ainda em 2014, mais dez lojas devem ser abertas, podendo chegar a 100 unidades nos próximos 20 anos.


Há dez anos o empresário Antonio Augusto Ribeiro de Souza tinha autorização para explorar a marca no Brasil, mas se deparou com outra empresa usando a identidade visual da rede americana. “Desde 2004, a gente tenta registrar a marca junto ao Inpi, mas não tivemos êxito. Em 2011, a rede lá fora entrou com uma ação e conseguiu uma liminar para que a outra empresa retirasse a marca”, conta Souza.

Só em 2011 começou então o processo de tropicalização da operação, com adequação do cardápio e ingredientes usados. “Devemos terminar esse ano com dez lojas. Para o ano que vem, o projeto é continuar nesse ritmo, saindo de São Paulo e indo para outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre”, conta.


Nesta primeira etapa, todas as lojas serão próprias do empresário, que deve investir cerca de 8 milhões de dólares na expansão neste ano. Quando a operação estiver consolidada, novos sócios devem participar da empresa. “A minha opção não é franquia. Eu estou querendo montar uma estrutura com sócios minoritários, principalmente fora de São Paulo, que fiquem à frente da operação e tenham capacidade financeira para um determinado número de lojas”, explica.

Souza tem o compromisso de abrir, pelo menos, 29 lojas nos próximos dez anos, chegando a 100 unidades até 2034. Os restaurantes brasileiros reforçam a presença da rede na América do Sul. Chile e Equador já têm restaurantes da marca. No total, a empresa tem presença em 25 países, com mais de 100 endereços.

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado