Identidade Visual | Correios muda sua marca e sua logo, mas será que a empresa mudou?

quinta-feira, maio 15, 2014 Jony Lan 0 Comments

Mudaram a identidade visual, mas e a empresa, será que mudou? Mudar uma marca é como dizer aos clientes que a empresa também está mudando, é como carregar novos valores, símbolos e identidades. A construção da nova marca inclui uma série de fatores que irão refletir na imagem da empresa.

“Se existe uma marca que está junto de todos os 200 milhões de brasileiros é a dos Correios” fala Flávio Waiteman, VP de criação e sócio da Master Roma Waiteman.

Em 4 de agosto de 1970, os Correios ganhavam seu primeiro logo, escolhido a partir de um concurso público para definir a identidade visual do serviço. Seu criador foi o então estudante de Arquitetura e Urbanismo Eduardo J. Rodrigues, que tomou por base as cores e setas de um envelope comum aéreo para criar uma identidade visual que transmitisse a mensagem de dinamismo, difusão e movimento.

Duas décadas depois, em 1990, o logo foi atualizado. Nessa mesma época, a empresa desenvolveu um manual de padronização. Agora, após 24 anos, a marca dos Correios passa por novas mudanças.

“A responsabilidade de comunicar a todos que essa empresa, uma das melhores e mais eficientes do mundo, mudou de marca coube a nossa agência, a Master Roma Waiteman. Uma marca que está tão dentro da nossa vida, que preferimos coloca-la 'abraçando' o brasileiro. É uma honra, antes de um dever, estar com os Correios nesse momento” declara Waiteman.

A campanha desenvolvida pela agência inclui filmes publicitários nas versões 60”, 30”, 15” e 5”, anúncios para jornais e revistas, mídia OOH [MUB, frontlight, adesivos de trem (metrô)] e online, radio, adesivagem dos principais edifícios administrativos da empresa e de parte da frota da estatal nas principais capitais do país.

E também cartazes, folders e mala direta para clientes e fornecedores. A nova marca foi criada por uma empresa gaúcha de branding e design chamada CDA.






As confederações esportivas patrocinadas pelos Correios também apresentaram seus uniformes com a nova marca aplicada — os atletas Thiago Pereira (natação), Poliana Okimoto (maratonas aquáticas), Paula Gonçalves e Bruno Sant’Ana (tênis) e Gil Pires e Jaqueline Anastácio (handebol), além de autoridades, clientes, parceiros e jornalistas participaram do evento de lançamento em Brasília.

Na ocasião, foi apresentado o selo e carimbo comemorativo para celebrar a nova marca.



Fontes: Exame, B9

Conteúdo relacionado