Dilemas de Marketing | Suárez 'bomba' na internet e Adidas suspende uso da imagem após suspensão pela FIFA por mordida

sexta-feira, junho 27, 2014 Jony Lan 0 Comments


Suarez já usou seus dentes 3 vezes oficialmente em partidas, pelo menos é o que foi registrado. Talvez seja um comportamento reprimido em morder, ou uma forma de demonstrar sua raiva durante as partidas, muito comum entre os jogadores. O fato é que está em alta e por que cotoveladas, puxões nos calções e camisas são normais em jogos de futebol, como a Copa do Mundo, mas mordidas não?

Qualquer um que seja patrocinado por uma marca, uma empresa deve ter um conduta que condiz com os atributos e valores da marca, isso é branding. Se a Adidas não tomasse essa atitude, estaria adicionando "mordidas" e agressões à sua marca. Talvez em um esporte de contato mais agressivo isso seja interessante. Basta lembrar Mike Tyson comendo parte da orelha de Holyfield. Foi um escândalo e um mega chamariz para a época. O melhor é que 16 anos depois (talvez pelo preço que deveriam pagar para os envolvidos e as negociações) a situação foi explorada de forma sutil. O impacto foi grande, mas se tivesse sido feito de forma mais rápida, os efeitos seriam maiores.

A cena épica do pedido de desculpas do comercial fez parte da loja de artigos esportivos Foot Locker, “semana da grandeza”, quando a loja lança produtos da linha premium.

Na propaganda, criada pela BBDO de Nova York em 2013, além do encontro entre Tyson e Holyfield, Dennis Rodman decide comprar uma passagem só de ida para a Coreia do Norte, Craig Sager queima seu guarda-roupa de gosto duvidoso e Brett Favre resolve seguir em frente com a vida.




O último "ataque" de Suárez testando seus dentes foi no ombro do zagueiro Giorgio Chiellini na vitória de 1 a 0 e que classificou o Uruguai para as oitavas de finais da Copa do Mundo.

Mas a repercussão pela internet, no meu ponto de vista, é positivo.

Vejam que os torcedores que usam camisas de marcas concorrentes fazem questão em bater fotos e divulgar a campanha de Suarez com a Adidas e que por coincidência é um dos poucos que está de boca aberta!







A reputação da marca pelo visto não foi afetada.
A expectativa para esse ano é faturar 2 bilhões de euros (US$ 2,7 bilhões) em vendas relacionadas ao futebol em um momento em que a Copa do Mundo aumenta a demanda por suas bolas e equipamentos esportivos.

Enquanto isso, a rival americana Nike Inc. fatura no mercado global de produtos de futebol algo em torno de US$ 17 bilhões.




Dilema

Se a Adidas terminar o contrato com Suárez, o atacante pode assinar com a Nike ou outra marca concorrente.

Enquanto a Adidas pensa no que fazer com a imagem de Suárez, que no meu ponto de vista deveria explorar ao máximo agora, os internautas se encarregam de apimentar o momento marcante da mordida.







Fontes: Exame, G1

Conteúdo relacionado