Por que o Cubo Mágico está entre os 10 produtos mais vendidos no mundo?

segunda-feira, fevereiro 29, 2016 Jony Lan 0 Comments


Essa é uma pergunta que vale ouro, pois mais de 350 milhões de cubos oficiais (da marca Rubik's Cube) desde 1980 já foram vendidos no mundo todo. Sim, oficiais, pois os piratas devem ultrapassar facilmente essa marca.

Esse número oficial é 35 vezes mais que o total da população da Hungria (país de origem do brinquedo).

Vou listar aqui algumas percepções do sucesso desse brinquedo.
1 - Somos racionais e emocionais, nesse quesito, um brinquedo racional tem 50% de chances de cativar alguém pelo desafio racional de resolvê-lo.

2 - Ele é visual, colorido e não precisamos fazer contas, apesar de ser matematicamente justificável suas soluções.


3 - Quando foi criado na década de 80, com certeza preencheu um gap para brinquedos racionais que cabem na palma da mão e podem ser jogados individualmente e não em um tabuleiro com mais de uma pessoa. Até hoje há poucos brinquedos que são desafiantes, envolventes e lhe dão a sensação de prazer ao completar ele. Veja o apelo: mais de 3 bilhões de combinações, uma única solução.

4 - O que hoje chamam de gamificação era o desafio de antes em rodas de amigos e em colégios para ver quem solucionava mais rápido do cubo mágico, ou seja, deixava ele com todas as faces da mesma cor. Não era só coordenação motora, tinha todo um raciocínio por traz e solucionar rapidamente agregava o item final: emoção.


Veja o comercial de 1980



O Desafio é tão grande, que foram escritos vários livros para resolver o cubo mágico mais rapidamente.

5 - Vários tipos de subprodutos foram criados em volta do cubo mágico, incluindo um lubrificante para resolver o cubo mais rapidamente.


Cubo magico

6 - O brinquedo tem duas facetas, o complexo e o simples, chega a ser quase que um objeto de arte, colorido, quadrado e com mais de 43 quintilhões de combinações.

Agora fica o desafio: como criar algo mais revolucionário e que não depende de energia elétrica, possa ser brincado individualmente, que seja racional, que dependa da de manipulação e visão ao mesmo tempo (mesmo que vendado, não se isenta a visão, teoricamente)?

Conteúdo relacionado