4 passos para cuidar da reputação da sua marca

segunda-feira, julho 04, 2016 Jony Lan 0 Comments


Todas as empresas possuem um nome, uma marca, planejada ou não isso é fruto essencial das atividades de Marketing, que alguns chamam de Branding (marca em ação?) e criam toda uma "ciência" para poder explicar com fórmulas como elas funcionam. Mas o fato é que realmente há muitos estudos acadêmicos e científicos em artigos internacionais sobre as variáveis que gravitam em torno de uma marca e uma delas é a sua reputação, como os terceiros enxergam sua marca, seu nome, sua empresa.

Aqui apresentamos os cuidados com sua reputação, passo a passo:


1 - Entender que o processo é transversal, ou seja, inclui a empresa toda, e o principal líder deve estar envolvido.
É a velha máxima, se você não convencer o dono que ele tem que investir ou nas palavras de alguns: gastar dinheiro investindo em algo tão abstrato como a marca, dificilmente essa atividade será valorizada ou mesmo terá sucesso no longo prazo.

2 - Ter informações a respeito do que está acontecendo. Inteligência sobre o que impacta a reputação e a marca, porque um setor é muito diferente do outro.
O básico da atividade de Marketing é conectar a empresa com seus potenciais clientes, seja através de produtos ou serviços e claro, todas as outras atividades que a empresa faz é justamente o que move o "pico da montanha para cima". Assim, não dá para trabalhar uma marca, uma empresa, um produto, um serviço se você não busca entender o que dizem sobre você. E só tem um objetivo: saber se falam bem, mal ou o que falam sobre sua marca.

3 - Contar com um processo de análise de oportunidades e riscos, para fazer a gestão da marca e da reputação. É preciso mensurar, ter KPIs (indicadores de performance) e um processo transversal para isso.
Do que adianta você falar que investe se você não mensura? Sempre digo que você só faz gestão do que conhece. Se não conhece, não controla. Logo, mensurar é importante no mínimo para que você tenha controle e gestão da sua marca.

4 - Ser menos arrogante – vale para as empresas e os executivos.
Humildade não é coisa de executivo que vai pra Índia encontrar um mantra, basta ouvir, refletir e opinar sem ser crítico sabedor do universo. Ninguém gosta de uma marca arrogante, se os executivos são, imagina como os clientes falam da marca da empresa.


Seu para casa: O que os clientes falam da sua empresa?

Fonte: Estadão

Conteúdo relacionado