Toyota faz recall de 538,7 mil carros, mas não no seu site

terça-feira, abril 04, 2017 Jony Lan 0 Comments


Se você é dono de um carro da Toyota no Brasil, deveria estar feliz! A montadora japonesa informou que o recall envolve 223.518 unidades do Corolla, 138.346 unidades do compacto Etios e 176.866 da picape Hilux e do utilitário SW4.

Só que a Toyota liberou um comunicado hoje (04.04.2017) para a imprensa, mas em seu site principal no Brasil, lá na Home, na página principal, nos banners, no corpo da página, não tem nada falando sobre!!!

Ou seja, um cliente direto ou indireto (aquele chamado segundo dono), se ele entrar no site da Toyota não vai achar nada na página principal.

Resultado?
Opção 1: Vai lotar a central de atendimento, o 0800?
Opção 2: Vai fazer o povo ligar na concessionária, não para agendar, mas para perguntar se é verdade?
Opção 3: Consumidor vai achar que é mentira, afinal não está na página principal e você tá nem ai.

Seja lá qual for o pensamento do consumidor, o fato é que o problema da montadora foi de algum fornecedor.

“No decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor no Japão, na peça denominada ‘deflagrador’, que integra o sistema de airbag do motorista dos veículos em questão, constatou-se a degradação do componente, após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade”, afirmou a montadora japonesa em comunicado à imprensa.

Essa degradação pode resultar em um “rompimento inadequado” do deflagrador, “no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”, disse a Toyota.

Em outubro passado, a Toyota anunciou recall de 5,8 milhões de veículos no Japão, China e Europa por causa de deflagradores de airbags produzidos pela Takata Corp, Os deflagradores possuem um componente químico que pode explodir com força excessiva depois de exposição prolongada ao calor e foram ligados a pelo menos 16 mortes no mundo, a maior parte nos Estados Unidos.

Onde está a comunicação integrada? O Marketing Integrado? Cadê as estratégias de contingências? O problema é que o cliente enxerga a marca, a empresa, só que por trás desse complexo corporativo estão pessoas que tentam trabalhar de forma integrada, sem problemas de comunicação. E no final, os lucros compensam as ineficiências e os gargalos.

Bom, pelo menos em termos de usabilidade (UX) no site da Toyota, encontrei no link da sala de imprensa o recado enviado à imprensa. Que bom!


Fonte: Reuters, Exame, Toyota

Conteúdo relacionado