Café aumenta a diversificação de lojas de chocolates e agrega valor à marca

terça-feira, setembro 15, 2009 Jony Lan 1 Comments

Lojas de chocolates tradicionais, como Kopenhagen e da Brasil Cacau, estão investindo no aroma dos cafés para ampliar sua atuação e obter altas margens de lucro e movimento, assim como as redes especializadas. Só a Kopenhagen quer crescer pelo menos 10% com cafeteria e afirma que o fluxo de pessoas chega a aumentar 60% quando existe oferece cafés em uma de suas franquias. Se antes as lojas chamavam a atenção dos clientes pelos belos chocolates e embalagens, muito ligado a presentes e uns quilos à mais, agora querem conquistar pelo cheiro e deixar o sentido olfativo, conquistar o cliente.
De acordo com Deborah Navarro, gerente de Marketing da Kopenhagen, que está com 255 unidades no País, cerca de 90% das lojas já possuem cafeterias e a todas as franquias já devem abrir com uma área para cafés, já que além das bebidas serem produtos com boas margens ainda estimulam a venda dos próprios chocolates e de outros itens como pães de mel e cookies. "A margem é interessante e o café, assim como outras bebidas, são mais rentáveis, além de terem alto giro e gerarem um faturamento maior para o franqueado", diz. A executiva afirma que é difícil calcular quanto o café já representa dentro das vendas da rede, mas se trata de uma renda significativa e devem aumentar o mix de bebidas, com edições limitadas de acordo com as estações do ano.
Este ano, a Kopenhagem deve terminar com 27 novas unidades, além de testar um novo formato de franquias, que leva a marca Kopenhagen, mas possui um espaço chamado Gourmet Station, que além de cafeteria, oferece lanches e pratos rápidos. "Temos três lojas nesse formato e estamos testando, é uma necessidade do mercado, os clientes pediam e vimos que existia esse nicho no mercado." Fica claro que a tendência da diversificação não é a da especiaização, mas a da generalização a partir de uma especialidade, o chocolate.
Outra rede de franquias de chocolates que aposta no café para aumentar lucro é a Brasil Cacau, das 13 lojas, a maioria já possui cafeterias e a rede se prepara para todas as próximas lojas que forem abertas oferecerem cafés. Segundo Adriana Ura, gerente de Marketing da rede, é notado um aumento da frequência dos consumidores nas unidades com cafés, além de alavancarem as vendas e estimularem o crescimento da rede, que é nova e tem planos ambiciosos de expansão. A previsão é de chegar a 60 lojas ainda este ano e 120 até 2010.
Quem ficar parado vai ter o seus lucros parados, quem quiser crescer, vai ter que se movimentar para além do seu core business, entrar em outros setores e investir em novos formatos para poder incrementar o seu objetivo final, os lucros.
Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
Fonte: DCI

Conteúdo relacionado