Pergunta: Torpedo Premiado Vivo, o que há por trás dos comerciais?

quarta-feira, setembro 23, 2009 Jony Lan 0 Comments

A querida leitora do MKTmais.com, Shirley, me encaminhou a seguinte mensagem:

---
Jony, bom dia!

Meu nome é Shirley, e sou estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda.
Estou estudando estratégias e recursos da linguagem cinematográfica e escolhi a campanha da vivo sobre Torpedo Premiados para apresentar em meu trabalho. Trata-se de um trabalho simples, só para análise mesmo.
Li seu texto sobre a campanha em: http://www.mktmais.com/2009/09/promocao-torpedo-premiado-da-vivo-da-r.html

Vi também que é especialista em estratégia e pensei na possibilidade de me auxiliar em algumas questões.
Preciso analisar, entre outras coisas, qual a intenção do publicitário ao escolher a situação para divulgar produto/serviço e também sobre os recursos utilizados para conseguir o efeito desejado, ou seja, o aspecto da subjetividade dessa publicidade.

Direcionei, basicamente, minha análise na associação da utilização do serviço no cotidiano das pessoas, uma vez que a cena se passa em um metrô. Ou seja, a questão da acessibilidade ao serviço oferecido, o que influencia o consumidor.

Pode me auxiliar com mais alguma contribuição?

Desde já sou imensamente grata!

Shirley R. S.

---
Olá Shirley,

Obrigado pela visita e pela pergunta muito pertinente ao assunto. Saiba que nem sempre o publicitário tem o lampejo da sacada, da idéia do filme final sozinho. Existe toda uma equipe por trás auxiliando-o a chegar ao resultado final. Às vezes o roteiro é passado pelo próprio cliente (no caso, a Vivo) de forma bruta e a agência traduz isso de forma mais clean, ou não, mas que tem uma pegada final. Saber o que pensaram, só se entrarmos na cabeça dos criadores do filme, mas vamos pensar assim:

1 ) Um filme publicitário tem que passar uma mensagem, um objetivo.
2 ) Tem início, meio e fim.
3 ) Tem uma "pegada", um desfecho final, algo que vai chamar atenção, algo inusitado no meio de um roteiro óbvio, mas que no final é surpreendente. É o que muitos chamam de sacada, eu chamaria de "efeito dinâmico". Muda da água para o vinho (toda vez que olhar um filme publicitário veja se ele tem o "efeito dinâmico").

Para ilustrar melhor e facilitar a nossa análise, coloquei o filme publicitário da campanha do metrô abaixo:


Vamos analisar as cenas em segundos
0-5 segundos:
- Cena típica, metrô cheio, personagem em pé, ouvindo música pelo celular. A música de fundo é supostamente do celular.
- Barulho de mensagem de celular (característica sensorial de ação - "preciso ver o meu celular").
- Recebe a mensagem em letras garrafais (isso não é comum em nenhum celular - montagem da produção): "A vaga é sua"

6-7 segundos:
- O personagem olha pro visor, olha pra frente, dá um sorriso de felicidade. Comportamento até aí normal.

8-13 segundos:
- Efeito Surpresa, inusitado. O personagem grita dentro do metrô, dá showzinho de dança e literalmente solta os bichos cantarolando sei lá o que.
- As pessoas riem, sorriem, interagem com a alegria do personagem, que os contagia.
- O filme privilegia alguns rostos muito rapidamente: uma criança, uma negra, o senhor de idade à esquerda, uma japa no fundo desfocada em vermelho à direita, uma menina à de blusa listrada à esquerda.

14-19 segundos:
- Entra outra música em tom crescente.
- Entra o locutor falando em poucas palavras uma frase: "Éééé um torpedo pode mudar o seu dia"
- Na sequencia entra a frase da Vivo: "Um torpedo pode mudar a sua vida"
- Volta o locutor complementando: "É, e agora um torpedo pode mudar a sua vida".

20-31 segundos:
Voz e imagem explicando a mecânica da campanha.

Comentários
No meu ponto de vista, além do que você apontou Shirley, entendo que esta campanha publicitária tenta mostrar um aspecto simples: Receber uma mensagem muda comportamentos.
a) cena 1 - personagem em sua rotina diária, sem "vida".
b) cena 2 - personagem se transforma após receber mensagem, fica feliz da vida, dança, grita, canta, chama a atenção das pessoas. E essa atenção é a "pegada". Pois chama a atenção de todos no metrô (apenas 8 segundos) e de quem vê o comercial (conexão das pessoas em volta do personagem provocando a mesma sensação nas pessoas de "fora", que estão vendo o comercial).
c) Subliminarmente o filme faz questão de mostrar todo tipo de gente, para mostrar que qualquer um pode participar.
d) O celular do personagem é simples, assim como o personagem, dentro do metrô (que é muito mais fácil de filmar e possibilita a performance do indivíduo).
d) Conexão entre todas as cenas em sequência:
Personagem usando celular, recebendo mensagem e mudança de comportamento: felicidade e humor, características muito positivas para filmes. Tudo muito bem relacionado com a alegria de ganhar prêmios, dinheiro, casa, etc. Otimismo vende, ninguém compra tristeza.

Vamos ver o outro filme da menina que recebe a mensagem da casa da praia e comparar. Lembrando que o recado que este filme quer passar tem que ser aparentemente o mesmo do anterior, só mudando a situação:


Veja que os aspectos são bem semelhantes ao anterior.

Alguns detalhes diferentes e adaptados conforme o contexto
a) O público mostrado é jovem.
b) A menina é de classe média alta, o celular é da moda e o cenário reflete isso.
c) Há um ventilador na cena, mostrando o calor.
d) O cachorrinho é o único espectador e fica com vergonha da menina pulando e gritando.
e) O barulho da mensagem de celular é o mesmo do filme anterior, mesmo que o celular seja diferente (a Vivo já usou esse artifício auditivo em uma prova do BBB9). Isso cria conexão na campanha e subliminarmente é quase que um "controle remoto do seu inconsciente", ligando o barulho da campainha à promoção da Vivo.
f) Em 8 segundos (pode verificar em ambos) a menina muda da água para o vinho, o famoso efeito dinâmico que mencionei à você.

Aparentemente, a estratégia que justifica todos os dois comerciais é: Chamar a atenção das pessoas que a Vivo têm uma promoção que é mais barata (R$ 2,99) que a da concorrência, que dá prêmios (mais barato que jogar na loteria) e que pode mudar o dia da pessoa, o comportamento dela (melhor que remédio ou fazer análise). É o argumento que todo vendedor gostaria de ter: pagando pouco, ganhando muito, melhor que a concorrência e ainda podendo concorrer a um montão de prêmios. E mais, a concorrência não está dando prêmios, dinheiro e nem casa para os seus clientes. De maneira que os 15 segundos do filme são apenas uma "isca" para passar a mensagem de que a Vivo tem uma campanha muito bacana para você.

Depois disso tudo, dá para perceber que o filme tem tanta coisa, mas que no final das contas, as pessoas absorvem pouco, por isso que ele é cheio de mensagens subliminares, objetivo e direto. É o famoso, compre e concorra. O estimulo é o preço. E o benefício que transparece é: por pouco, você pode ganhar muito. Ok? Caso alguém tenha visto algo mais, comente!!!

Shirley, não sou nenhum especialista em filmes publicitários, mas espero que as minhas opiniões tenham lhe ajudado a esclarecer melhor o que há por trás nesses comerciais da Vivo na Campanha "Torpedo Premiado". Afinal, duas cabeças pensam mais que uma. E mais, pode acontecer de que tudo o que estamos falando é bobagem, e que ninguém pensa tanto para fazer um filme publicitário, já é automático!

Sucesso e bom trabalho.

Grande abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado