Rio 2016, o mundo é nosso?!?!?!?

sexta-feira, outubro 02, 2009 Jony Lan 0 Comments

Rio_2016_mktmaisNão tem para ninguém, o Brasil vai sediar as Olimpíadas de 2016, a Copa do Mundo em 2014 e o que mais vier pela frente. Mas espera, e o sistema de transporte? Será que vai piorar ou triplicar ou simplesmente parar? O que dizem os especialistas? E a receptividade em termos de educação, idiomas, placas!?!?! E quem vai pagar a conta? O Brasil vai pagar pelas infra-estruturas no Rio de Janeiro e ainda vai ter que pagar para ver os jogos?

Bom, são um pouco mais de 7 anos, um bom planejamento deve dar conta do recado, será? Dúvidas e alegrias, é nessa expectativa que temos que encarar esse gama de oportunidades. O Brasil tem bons profissionais, pessoas educadas, multiplicadores importantes, mas mesmo sendo brasileiro, ainda dá aquela pontinha "e se". Algo como, "e se" os gastos da atual candidatura custou pouco mais de R$ 100 milhões de reais, quanto vai custar até 2016? É meus caros, 100 milhões de reais são grotescamente 50 milhões de dólares. Só o Yahoo vai gastar aproximadamente 100 milhões de dólares nos próximos 15 meses em uma campanha de marketing para promover sua marca e seus produtos globalmente.


O que me dá "medo" é: será que um campeonato vai mudar algo? Bom, vai mudar uma cidade, pelo que dá para ver, os apartamentos da Barra que já são caros vão ficar estratosféricos. Pena do Romário que já vendeu a sua cobertura. Mas vamos ser otimistas. Com tanta coisa boa indo tudo para o Rio de Janeiro, o que pode dar errado! As empresas vão futurar muito! Olimpiadas agora será mote de tudo quanto é campanha publicitária, promoção de marketing, material promocional, filme, documentário, livros, camisetas, moda, campanha de incentivo para quem bater meta e sabe lá o que mais. Preparem os seus cronogramas, abram mais uma linha para os seus planejamentos. Rio 2016, aqui vamos nós!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Yahoo, IDGnow, R7

Conteúdo relacionado