Galeria de serviços de supermercados ganha destaque na expansão estratégica das varejistas

segunda-feira, maio 03, 2010 Jony Lan 0 Comments

Ao oferecer vantagens como aluguéis até 20% mais baratos do que os cobrados em shopping centers e menor concorrência, espaços como corredores e galerias comerciais de supermercado são opções cada vez mais procuradas para a expansão de redes do varejo. Um exemplo é o supermercado Andorinha, que com apenas uma unidade, abriga lojas da Marisa e d’ O Boticário.

A holding Franchising Ventures, dona de Livraria Nobel, Café Donuts, Sapataria do Futuro, e as redes de fast-food Subway, Giraffas e Montana Grill estão atentas a esse nicho, já é sucesso entre os grandes supermercados.

A estratégia agora deve atrair supermercados de cidades menores e de periferia, que podem se tornar até minishoppings. Há a possibilidade de criação de 4 mil pontos-de-venda nesse perfil, com a reforma de galerias de supermercados no Estado de São Paulo, estima a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A Livraria Nobel, por exemplo, que tem 200 unidades, já tem 5% das suas lojas dentro de supermercados, mas essas unidades devem chegar a representar 15% do total rapidamente, acredita Denis Kraiser, gerente de Inteligência do grupo. Ele crê que algumas franquias têm até maior rentabilidade do que em shoppings.

Para mim, Jony Lan, as galerias dos supermercados são uma tendência mundial já que o ponto de venda em tamanhos enormes sofreu com a popularização de outros meios de compras, como malls, shoppings e a própria internet. Com isso, a dinâmica dos supermercados favoreceu a exploração do que eles tem de melhor: o espaço e o ponto de referência.

Foi em função do espaço que os supermercados implantaram em suas antigas paredes a implantação da galeria de serviços, os hipermercados sofreram transformações para se adaptarem e agora não há hipermercado que abra uma nova loja sem ter em seu layout a galeria de serviços.

O aluguel dessas galerias de serviços já representam uma boa parcela da lucratividade das grandes varejistas. A instalação dos postos de gasolina também veio a explorar a ociosidade que os grandes estacionamentos dos supermercados ofereciam e aproveitaram também o próprio fluxo de carros já existente em seus estacionamentos.

Enfim, supermercado não é um local em que se encontram apenas produtos alimentícios, estão se fixando cada vez mais como centros comerciais, com lotéricas, serviços de postagens, bancos 24 horas e tornando-os indispensáveis no desenvolvimento de uma região. Se você tem um mini mercado, pense grande e descobrirá que você tem muitas oportunidades a explorar que apenas o preço baixo.
Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: DCI

Conteúdo relacionado