Mídia espontâneo | Rafinha compra briga com Hotéis Mercure nas redes sociais e gera repercursão

segunda-feira, abril 08, 2013 Jony Lan 0 Comments

Velocidade nas respostas pode determinar se um plano de contingência está preparado para uma crise de imagem. Exemplo: o comediante usou seu Facebook para atacar a imagem da marca após trocadilho com a cantora Daniela Mercury ao Hotel.


O que era para ser um trocadilho (que dividiu opiniões) do humorista Rafinha Bastos tornou-se um case de marketing digital. A troca de tuítes com o perfil do Hotel Mercure terminou em posicionamento da marca à favor da diversidade sexual - e buzz positivo para a rede hoteleira. Mas na tarde desta sexta, o artista mostrou que a história ainda não chegou ao fim.

O comediante usou seu Facebook para revidar a resposta atacando a imagem da rede. Em sua fanpage, o humorista publicou: "Hotéis Mercure, parabéns pelo respeito a diversidade! Sensacional. Agora saia do twitter e venha resolver estes problemas apontados pelos hóspedes em http://www.reclameaqui.com.br/. Abraço".

Abaixo do texto, o apresentador selecionou uma lista de reclamações de consumidores aos serviços do hotel, como a não devolução de bens, atendimento insatisfatório e problemas administrativos.

O braço digital da empresa posicionou-se em seguida. Em comentário na própria publicação de Rafinha, a marca respondeu as acusações: "Hospitalidade e transparência também são nossos valores, todos os casos citados estão sendo tratados um a um pela nossa equipe de qualidade e customer care. Gostaria de dar sua própria avaliação? Convidamos você para se hospedar em um dos nossos hotéis", escreveu em post.

Tudo começou com uma piada envolvendo a cantora Daniela Mercury, que assumiu relacionamento com uma mulher, e a rede de hotéis. Por enquanto, além das faíscas e do chumbo trocado, o saldo da rapidez nos posicionamentos - da equipe de comunicação interna da rede, que responde pelo Twitter, e da agência AD.Dialeto, à frente da fanpage - é uma boa dose mídia espontânea para a marca, que viu seu número de fãs saltar de mil para 4 mil assinantes no Facebook nas últimas 24 horas.

“O case do Mercure foi um trabalho de equipe. Vimos a repercussão positiva da resposta dada pela equipe do hotel no Twitter e resolvemos aproveitar o timing no Facebook através de uma mensagem sutil, sem polêmicas, para mostrar o posicionamento da marca sobre um tema muito atual, já que em seus hotéis não existe nenhum tipo de discriminação sexual ou de qualquer natureza”, explicou o CEO da AD.Dialeto, Leonardo Cid Ferreira.

A rede é a mais recente empresa a usar as redes sociais para afirmar-se a favor da diversidade sexual, em meio aos debates sobre o tema que pipocam na internet. Na semana passada, o Ponto Frio, o Itaú, o Walmart Brasil, o Sonho de Valsa, a Halls Brasil, a Bonafont e a Contigo! também usaram posts nas redes sociais para manifestar seu apoio à união entre pessoas do mesmo sexo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado