Marketing Experience | IBM transforma anúncios em mobiliários urbanos de forma inteligente

terça-feira, junho 18, 2013 Jony Lan 0 Comments

O que é mais gratificante ao transformar uma campanha em um mobiliário urbano: a reação das pessoas ou a utilidade dela para a população e a cidade? A IBM tornou anúncios de rua em móveis da cidade para promover a ideia por trás de seu programa "Smarter Cities" , com foco em uma vida urbana mais confortável.

"People for Smarter Cities" uma campanha criada pela Ogivly Paris destacou a ideia de que as áreas urbanas devem ser projetados com os cidadãos em mente. Enquanto a maioria das marcas se concentrar no poder inspirador e intelectual de suas promoções sociais, a IBM explorou o tema da publicidade, na prática, "fisicamente" útil. A gigante da tecnologia ligeiramente dobrou as folhas de metal de seus anúncios ao ar livre para fazê-los parecer e funcionar como-um banco, um abrigo e uma rampa.


Dois dos anúncios coloridos se tansformaram como um abrigo e um banco penduradas nas paredes, enquanto o terceiro se espalhou até a escadaria pública formando uma bela rampa. Os moradores da cidade poderiam se sentar na superfície curvada das folhas de metal da IBM, esconder-se debaixo delas quando estava chovendo ou até mesmo rolar suas malas ou bicicletas sobre eles. Os anúncios foram pintados para imitar a parte correspondente ao mobiliário urbano, por exemplo, o abrigo azul tinha listras brancas reconhecíveis no topo. Eles também contaram com uma mensagem que inspirava as pessoas a partilhar as suas ideias sobre o "People for Smarter Cities" para fazer a sua área urbana um lugar mais confortável para se viver.



"Se as cidades fossem mais espertas, então a vida nas cidades seria melhor", a marca afirma no vídeo. Ele também acrescenta que o projecto foi concebido "para provocar uma mudança positiva" e "unir os líderes da cidade e os cidadãos com visão de futuro."

A IBM não é a primeira marca que aumenta o conforto para os ambientes urbanos, com suas promoções ao ar livre. Por exemplo, a IKEA tem criado zonas de sala de estar nos locais subterrâneos e abrigos de ônibus por anos. Mas, ao contrário da IBM, com seus "apartamentos da cidade", a varejista sueca persegue um objetivo comercial, não uma finalidade social.

Eu adoro esse tipo de ação, promovo e colocaria em prática vários. E você? Vai continuar como uma marca fazendo o básico ou investir em Marketing Experience? Quer discutir, me mande um e-mail.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: popsop

Conteúdo relacionado