Competitividade | carga tributária, concorrência e falta de demanda são as principais queixas dos empreendedores

segunda-feira, agosto 05, 2013 Jony Lan 0 Comments


Segundo pesquisa da CNI, a carga tributária foi a dificuldade mais lembrada entre pequenas e grandes empresas Carga tributária e competição acirrada estão entre as maiores dores de cabeça dos entrevistados

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada em abril levantou a percepção de empreen­dedores sobre os maiores problemas que eles enfrentaram na condução dos negócios no primeiro trimestre de 2013. Foram ouvidos 1 300 donos de indústrias de pequeno e médio porte.

No topo da lista está a carga tributária — considerada uma dor de cabeça para mais da metade dos entrevistados. Em seguida, os quatro itens mais lembrados pelos empreendedores, em ordem decrescente, foram a competição acirrada em seus mercados, a falta de demanda pelos produtos, o alto custo dos insumos e o baixo volume de capital de giro.

“A ordem das preocupações refletiu o desempenho fraco da economia neste ano”, afirma Marcelo Azevedo, economista da CNI. “Mas a percepção da maioria dos problemas foi mais aguda entre as pequenas empresas, o que sugere que elas estão sendo mais afetadas pelo baixo crescimento.” Veja a lista completa.

ProblemaPequenasGrandes
Carga tributária64%57%
Competição acirrada43%46%
Falta de demanda37%33%
Custo dos insumos28%27%
Pouco capital de giro25%23%
Inadimplência23%13%
Falta de mão de obra22%22%
Taxa de juro14%16%
Capacidade produtiva8%14%
Crédito para expansão7%16%
Falta de matéria-prima6%4%
Taxa de câmbio6%7%
Logística4%5%


Tirando a carga tributária, os fatores como competição e falta de demanda é um reflexo claro da falta de profissionalismo e planejamento em que não conseguem enxergar soluções para essa dificuldades. É essa dinâmica que todas as empresas vivem, quem não percebe que precisa se mexer para angariar resultados, sempre irá reclamar do que não planeja.

Abs, 

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame PME

Conteúdo relacionado