Marca Saab chega ao fim após 60 anos

segunda-feira, dezembro 21, 2009 Jony Lan 0 Comments

Já era, depois de não achar comprador para a Saab, a General Motors resolveu fechar a sua marca sueca. Mesmo que a venda no futuro, a GM não vai deixar de descontinuar a marca. Quem disse que uma marca não "morre", ou pelo menos, irá desaparecer. Melhor, será descontinuada. Guardem essa notícia, pois é difícil achar cases de descontinuidade de marcas e produtos.

A GM "vai trabalhar em estreita colaboração com a organização da Saab para encerrar os negócios de forma ordenada e responsável. Este não é um processo de falência ou de liquidação forçada".

A GM disse que o movimento para acabar com as operações Saab estava entre "algumas decisões de negócio muito difícil, mas necessária", como o gigante tenta restaurar a lucratividade após uma reestruturação maciça anti-falência auxiliado pelos governos dos EUA e Canadá.

A empresa também está tentando vender suas marcas Pontiac e Saturn nos Estados Unidos e chegou a um acordo para vender sua marca Hummer para um comprador chinês.

O foco nos principais marcas "vai permitir à empresa a dedicar mais recursos de engenharia e de marketing para cada marca e modelo", disse a GM.

Sueco Enterprise Ministro Maud Olofsson descreveu o desligamento como "triste notícia", e atacou a montadora E.U. por não ter feito o suficiente para a marca icônica.

"A GM possui Saab e GM poderia ter feito muito mais para o Saab ao longo dos anos", disse Olofsson, ministro sueco, numa conferência de imprensa na cidade natal da Saab na Suécia, Trollhaettan.

"É muito triste. Muito triste a notícia para todos os empregados e vem no pior momento possível", disse o ministro, citado pela agência de notícias sueca TT.

Mas ela reiterou a posição do governo de que o Estado sueco não pode se tornar proprietário da Saab, dizendo que não pretende ter companhias de carro.

A GM aceitou a responsabilidade pelo fracasso da Saab e disse que tentou de forma "muito dura" encontrar uma solução.

"Houve falta de esforço durante os últimos 20 anos para colocar a Saab em bases sustentáveis de longo prazo", disse John Smith, GM vice-presidente de planejamento corporativo e alianças, em uma teleconferência com repórteres.

"Nós não aceitamos essa responsabilidade", acrescentou Smith. "Nós tentamos. Tentamos duramente. E nós tentamos arduamente este ano para ver se alguém poderia fazer melhor."

A GM disse que não haveria nenhuma mudança em um plano anunciado no início desta semana de vender alguns activos Saab para Pequim na China Automotive Industry Holding Co.

A Estatal BAIC irá adquirir a tecnologia para motores de 9-3 e 9-5 modelos de automóveis, da Saab, turbina e caixa de velocidades, permitindo a empresa chinesa a desenvolver os seus próprios carros de marca utilizando a tecnologia da montadora sueca.

A GM disse que iria satisfazer as dívidas, incluindo pagamento de fornecedores e que continuarão a hAo.

A Saab emprega cerca de 3.400 pessoas na Suécia e vendeu pouco mais de 93.000 carros no mundo em 2008.

Até cerca de 15.000 postos de trabalho podem desaparecer nos desligamentos da Saab, incluindo os dos fornecedores e subcontratados. Se eles também desligarem, poderia representar um problema para outra montadora da Suécia, a Volvo, pertencente à norte-americana Ford Motor Co.

Sob a administração da GM, por quase duas décadas, a Saab raramente teve lucro e no ano passado perdeu 3 bilhões de coroas, o equivalente a 241 milhões de euros, ou 341 milhões de dólares na época.

No mês passado, a GM reverteu planos para vender suas divisões européias Opel / Vauxhall e reestruturou as operações por conta própria. Analistas observaram que a Opel, ao contrário da Saab, está integrado operações globais da GM.

A história da Saab como uma montadora remonta à década de 1940, quando os primeiros carros foram produzidos pelo fabricante de aviões sueco Svenska Aeroplan Aktiebolaget, ou SAAB. A GM adquiriu Saab Automobile, em 1990. 1+9+9= 19 = 1+9 = 10. E por numerologia, está se desfazendo em 2009. 2+9 = 11, bem na sequência. Que venha 2010.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Estadão

Conteúdo relacionado