Avenida Brasil ganha internet sem fio, Rio de Janeiro continua na frente em capitais com WiFi free

segunda-feira, dezembro 21, 2009 Jony Lan 1 Comments

O governador Sergio Cabral e o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inauguraram o sinal gratuito de internet sem fio na Avenida Brasil em dezembro/2009. Mais um milhão de pessoas serão beneficiadas com o sinal do programa Rio Estado Digital. A cobertura alcança toda a extensão da via, que tem 58km e passa por 28 bairros e a Vila Kennedy, em um raio de 200 a 300 metros para cada lado da avenida, medidos a partir da mureta central, onde estão instaladas as antenas.

Ao todo, foram instaladas 163 antenas ao longo da Avenida Brasil. O sinal de internet pode ser captado por laptops que tenham placa de rede sem fio e por celulares que tenham condições de captar o sinal wi-fi. A novidade é a mobilidade, já que uma pessoa pode percorrer todos os 58km de extensão da via conectada à internet. Já para desktops, é necessário que eles estejam equipados com um placa de rede sem fio para se conectar à internet. O governador Sergio Cabral testou a instalação por meio de uma teleconferência com a Uerj e destacou a importância da iniciativa.

- É maravilhoso as pessoas viajarem nos ônibus e poderem acessar a internet - afirmou o governador.

Além do sinal gratuito de internet, a Secretaria de Ciência e Tecnologia vai oferecer conteúdo de cursos técnicos e profissionalizantes para os usuários da rede. Para facilitar o acesso das pessoas à internet, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vai instalar quiosques equipados com computadores ao longo da via. Eles vão oferecer cursos básicos de informática e serviços via internet, como consultas a segunda via de contas, marcação de consultas no INSS e no Detran e envio de currículos para empregos, entre outros.

O Rio Estado Digital na Avenida Brasil é um projeto da Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia. Com a inauguração do sinal gratuito de internet sem fio na via, o programa fecha 2009 atendendo a mais de três milhões de pessoas, já que ele está em funcionamento nas orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, no morro Santa Marta e na Cidade de Deus e em seis municípios da Baixada Fluminense, beneficiando, só nesta região, cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Essa iniciativa vai mudar a cultura de como as pessoa se relacionam com a internet e é bem provável que o que mais vai se vender agora serão celulares com acesso via WiFi, com isso abre um grande negócio para as operadoras VoIPs e uma grande concorrência para as companhias telefônicas.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Extra

Conteúdo relacionado