Novo canal de vendas: GM se junta ao eBay para vender carros por leilão

terça-feira, agosto 11, 2009 Jony Lan 0 Comments

A receita, se é que existe alguma no mundo dos negócios, é simples. Se você não fizer nada de novo, o seu faturamento vai ser o mesmo. Quando saiu da concordata em julho, a GM disse que iria realinhar as vendas e marketing, ou seja, fazer algo novo.

Enquanto a pesquisa da Felipelli conclui que as empresas na crise param de inovar, a General Motors (GM) lançou um programa piloto com o site de leilão online eBay que terá como objetivo a possível criação de uma nova ferramenta para os compradores. A parceria permitirá que os clientes façam ofertas online por veículos novos de 225 das 250 concessionárias da GM na Califórnia. Mais de 30 mil concessionárias franqueadas e independentes nos EUA já usam o eBay como um canal complementar de vendas para suas operações. O período de testes vai até 8 de setembro/2009 no endereço gm.ebay.com.
Além da compra de veículos por meio dos formatos "Buy It Now" e "Best Offer", do eBay, o site também permitirá que os clientes comparem preços entre modelos ou concessionárias participantes e recebam dicas e conselhos, além de informações sobre a possibilidade de seu veículo atual entrar no programa de incentivo "Dinheiro por sucata", que é bancado pelo governo dos EUA.

As companhias citaram um estudo recente da J.D. Power & Associates que apontou que mais de 75% dos compradores de carros novos em 2008 usaram a internet durante seu processo de pesquisa e compra; em 2007, foram 70%. O estudo também mostrou que em 2008 foi registrado o maior aumento do volume de compras online de veículos na comparação com o ano anterior desde 2001.

Tá bom, vender carros pela internet não é novidade. Mas utilizar sites como o eBay ou no Brasil, o Mercado Livre, por uma fábrica de carros, isso sim, é novo. Quem achou que associar a sua marca à um sistema de vendas de leilão poderia arranhar a sua marca, a GM está provando que esse conceito nem existe mais no dicionário dela. Agora é aguardar para ver os resultados.

Fonte: Agência Estado

Conteúdo relacionado