New York Times cria clube do vinho para 'sobreviver'

segunda-feira, agosto 17, 2009 Jony Lan 0 Comments


Na era da informação, o importante é ganhar dinheiro, pois o modelo de negócios do passado de vender informação está bem ultrapassado. Já tentaram vender informação pela internet, mas pelo visto não está sendo suficiente para cobrir as receitas antigas do jornal de papel.

Mas é nos conflitos, pressões e problemas que que se encontram boas soluções e alternativas de fazer caixa. O New York Times resolveu inovar e investiu na criação do "The New York Times Wine Club". O clube irá oferecer aos sócios uma seleção de vinhos com dois níveis de preços, a USD 90 e a USD 180 pelo envio de seis garrafas, e os clientes poderão escolher se as entregas serão por 1, 2 ou 3 meses.

Para Thomas K. Carley, vice presidente de planejamento estratégico, o NYT está explorando a extensão da marca do jornal como forma de criar receitas que não sejam oriundas do modelo de negócios antigo.

É o que se chama de diversificação não-relacionada ao negócio central da empresa, no caso, a mídia jornal. Mas de uma forma inteligentes, o NYT está aproveitando o seu nome forte, a classe social que consome os seus jornais e o seu sistema de entregas de jornais (isso é só para quem conhece o sistema de vendas por assinaturas). Essa é uma tendência das empresas de mídias explorarem as extensões da marca e licenciar elas para outros produtos ou diversificar de forma não relacionada, mas aproveitando a expertise que adquiriram ao longo dos anos. Foco aqui não é vender jornais, é se relacionar com seus clientes para gerar receita, seja com clube de vinhos ou clube de descontos. As empresas de commodities que ainda acham que não devem se diversificar e adaptar o modelo de negócios, vão ficar na história, lá no passado.

Grande abraço,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
MKTmais.com

Fonte: NYTimes

Conteúdo relacionado