Investimento com qualidade no PDV! Um bem necessário!

sexta-feira, agosto 14, 2009 Jony Lan 0 Comments

Por Renato Santhinon*

Quando falamos que 85% das decisões de compra saem do PDV, podemos imaginar que qualquer investimento pode trazer resultado não é? Errado!

Qualquer ação, tem sua reação, portanto quando planejamos uma ação promocional no Ponto-de Venda temos que tomar um cuidado dobrado, pois estamos expondo a nossa marca, a nossa identidade, enfim colocamos a cara da empresa a tapa.

Em mais de uma década de experiência focado em materiais para PDV, já me deparei com diversos casos no mínimo engraçados, desde clientes querendo copiar imagens e modelos de peças de sucesso de seus concorrentes até os que riram da minha cara quando disse que qualidade é fundamental até numa loja de R$1,99.

Certa vez me deparei com um cliente solicitando ao departamento de artes de uma das empresas ao qual já fiz parte, o uso de uma imagem já usada por um de seus principais concorrentes no mercado, na ocasião uma imagem de uma xícara de café, bom quase enfartei com o caso, e por incrível que pareça perdi o cliente por não autorizar o uso "Que bom me livrei ao menos de um processo....rsrsr". Sempre tive sorte e muito critério onde produzir minha pecas promocionais, pois o fator mais importante sempre foi qualidade e prazo, esse último fator muito importante para o segmento promocional, e mais ainda no PDV onde tudo começa, lidamos com ações que acabam em menos de uma semana e o time é de grande peso nas decisões.

Hoje venho criando muitas peças promocionais para o varejo de massa e o que anda me preocupando muito é que esse tipo de penetração em grande escala no mercado depende de fatores externos que muitas vezes o próprio cliente não consegue controlar, ou quer controlar, vou citar o exemplo do operador logístico, peça de grande importância em uma ação promocional, pois o maior índice de problema hoje no mercado e numa ação de PDV é de quem é a culpa, vou dar um exemplo: Numa ação promocional onde estão envolvidos displays, balcões promocionais (de degustação por exemplo) e promotores, geralmente a industria com suas verbas espremidas, acaba por executando uma concorrência de modo que a parte logística se transforma basicamente numa transportadora, não explorando nem um pouco o expertise que muitas empresas do mercado possuem em gerenciar e otimizar esse tipo de processo, vamos exemplificar mais um pouco, a industria contrata uma empresa para fabricar displays, e uma outra para fabricar seus balcões de degustação, logo ela contrata uma empresa para a logística, mas acaba usando seu serviço como transportadora somente "um grande erro na minha opinião", pois deixa na mão de um outra empresa a responsabilidade do material promocional (incluindo displays e balcões) que por sua vez é a mesma empresa que disponibilizará os promotores ou não, enfim quando temos um problema no meio do caminho, quem podemos culpar? Semana passada em uma das minhas idas a diversos Supermercados pude me deparar com alguns balcões promocionais de uma grande campanha nacional, em péssimo estado, portas caindo, presos por fita adesiva, mal montados, sujos e sem contar que o uniforme da promotora também não estava lá essas coisas, acabei fotografando o estado do balcão, como vcs podem ver na foto logo abaixo pois sei que uma única imagem substitui mil palavras, logo pensei; A quem culpar nesse caso? O estado do balcão promocional era lamentável por falta de qualidade? A promotora é que não cuidara direito ou não obedeceu as normas de montagem e conservação do mesmo? A logística, ou transportadora é quem danificou no translado? Praticamente impossível estabelecer um culpado!




Balcão promocional de uma grande campanha acima (danificado em mais de um Ponto de Troca), Quem é o culpado?

Sei com toda certeza que quem perde com isso é a industria e a ação, pois um investimento mal feito, gera um retorno baixo ou até um prejuízo em muitas vezes, quando compramos um produto, ou contratamos um serviço promocional para o Ponto de Venda devemos pensar que é essa a imagem que ficará para o seu cliente final, encurtar o número de envolvidos é uma grande sacada e você com certeza não terá tantos prejuízos com produções excedentes de materiais danificados ou que se perderam numa única ação, visitar a estrutura do fornecedor e pesquisar até com seus próprios concorrentes sobre o tipo de produto ou serviço oferecido, é um caminho rápido ao êxito.

* Renato Santhinon é publicitário, consultor e especialista em Merchandising no Ponto de Venda, que atua na área de criação, produção e implantação de materiais para PDV. (renato@pdvnews.com.br)

Conteúdo relacionado