Estratégia: Nokia resolve entrar no mercado de netbooks

quarta-feira, agosto 26, 2009 Jony Lan 0 Comments

Não é muita novidade para quem é do mercado de eletrônicos. Mas a Nokia oficializou a sua entrada no mercado de notebooks. Mais precisamente, em netbooks. A nova categoria puxada inicialmente pela Asus está criando oportunidades de novos entrantes. É claro que grandes marcas de eletrônicos que não vendem notebooks, recebem dos famosos OEMs ofertas da industrialização de forma customizada, oferecendo velocidade na entrada desses mercados.

Estrategicamente é uma diversificação pouco relacionada com o seu carro chefe, o celular. Maior fabricante mundial de celulares, vai aproveitar, no meu ponto de vista, uma infinidade de fatores convergentes. O primeiro é a rede de distribuição. Onde se vende celulares, também pode vender computadores. É a convergência de um gadget entre o notebook e o celular. Já se aproximou com a criação dos smartphones com os netbooks. Existiram boas alternativas de palmtops, mas foram "extintos" por pularem um fator importante, cultura e tecnologia. A cultura de gadgets pequenos não era tão difundida e a tecnologia da época não dava muita versatilidade. A realidade agora é outra e por trás dessas entradas em novos mercados, empresas como a Nokia demonstram que esse movimento de convergência em um único equipamento pode estar em andamento.

Essa entrada da Nokia é vista como rivalidade entre os concorrentes, pois a Acer, terceira maior fabricante mundial de computadores, entrou recentemente no mercado de celulares, com oito modelos, unindo-se à líder Hewlett-Packard e à Lenovo, quarta empresa no ranking da computação, na disputa por esse mercado de alto crescimento.

Embora as fortes margens de lucro no segmento de celulares inteligentes atraiam as marcas de computadores, os atrativos de ingressar no setor de PCs, onde as margens são menores, parecem mais arriscados.

"A Nokia pode estar nervosa quanto a entrar em um segmento de mercado onde as distinções de marca já pouco importam, mas estaria em posição de explorar sua enorme escala em termos de produção, cadeia de suprimento e distribuição", disse Ben Wood, diretor de pesquisa da CCS Insight.

"Todas as grandes operadoras de telefonia móvel e cadeias de varejo de celulares estão acrescentando notebooks e netbooks às suas carteiras de produtos, além dos celulares. Com base nisso, não surpreende que a Nokia esteja avaliando esse segmento", disse ele.

Mas não vejo que a entrada da Nokia mudem os rumos da tecnologia, apenas aumentam a velocidade e diversificação na área da computação. Vamos ter em breve um padrão para o tamanho da tela, o que vier dentro desse equipamento será resultado da tentativa frenética de se diferenciar pelas funcionalidades. Arisco a dizer que não teremos mais netbooks ou celulares, teremos uma tela, quem sabe "screens"para ficar mais chic. E a sua empresa, já está pensando em entrar em novos mercados?

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Reuters, UOL Tecnologia

Conteúdo relacionado