Mobile Marketing, a maior ação do mundo de bluetooth

segunda-feira, agosto 03, 2009 Jony Lan 0 Comments

Pense assim: O que mais cresce no Brasil que pode gerar interatividade em qualquer lugar? Se você pensou na internet, se enganou. Atualmente o que pode gerar a maior interatividade é o seu aparelho de celular. A internet ainda chegará lá, principalmente quando tivermos wifi à vontade. Mas até lá, o bluetooth parece que está conquistando esse espaço mais rapidamente. Explico. Se cada um de nós possui um celular, somos potenciais receptores de mensagens interativas. Qual o ponto positivo nesse tipo de ação pelas empresas? O custo. É barato, fácil de gerenciar e é mais rápido. Só que existe todo uma infraestrutura que deve ser feita, como qualquer "palco" armado pelo pessoal de marketing.

Você vai precisar de um local, um tema, um conceito, um objetivo, um público alvo, equipamentos de transmissão via bluetooh e o principal: gente (seus potenciais consumidores).

E qual o melhor lugar para utilizar esse tipo de tecnologia se você tiver a oportunidade de ter mais de 30 mil pessoas à sua disposição por 2 horas? Não, um avião ainda não comporta 30 mil pessoas de uma vez e as mídias de avião ainda são bem estáticas.

Um estádio de futebol? Por que não? Que os marketeiros do Corinthians leiam este POST e que os clubes que querem explorar o marketing do seu clube ao máximo também.

O time de futebol inglês "Everton Football Club" criou a maior instalação de bluetooth do mundo no seu estádio Goodison Park. Eles aproveitaram pontos de instalação de TV para colocar 89 pontos de acessos para bluetooth.

Objetivo:
Aumentar a experiência dos torcedores com o time e fidelizá-los.

Mecânica:
Durante os jogos, nas TVs espalhadas pelo estádio o canal de esporte Match Day Media convidava os torcedores a ativarem o bluetooth dos seus celulares para receberem um guia com as notícias, estatísticas do time, propagandas, músicas e anúncios de eventos do time. Além disso, havia canais de compra de ingressos, dias dos jogos, fã-clube do time, downloads, perfis dos jogadores, entre outros.


Os resultados:
- A cada jogo, cerca de mil pessoas baixavam o guia pelo bluetooth. E a cada novo jogo o número aumentava em função da propaganda boca-a-boca.
- O Everton Futebol Clube deu aos torcedores uma melhor experiência no estádio, construindo um clube de fidelidade.
- Com os resultados, o Everton pode dar novas soluções aos patrocinadores e uma forma de atingir um grupo de clientes de uma maneira nova e mais direta.

Já imaginou se algum time do Brasil começar a ter controle da mídia interativa que vai aos seus torcedores com o Bluetooth? Já estou vendo os gerentes de contas pensando em uma forma de como vender esse projeto para os times de futebool, só não deixem de mencionar de onde surgiu a idéia e de quem a propagou, ok?

Abs,

Jony Lan
mktmais.com

Fonte: Moremobilerelations

Conteúdo relacionado