Cupom de desconto - melhor mecanismo de marketing para a crise

quarta-feira, agosto 26, 2009 Jony Lan 2 Comments

Há muito tempo atrás, recortar cupons de desconto e ter o seu desconto na boca dos caixas das lojas de varejo e principalmente nos supermercados era o suprasumo do que tinha de melhor em economia. É uma ferramenta promocional poderosa. Muitos filmes americanos ainda mostram o pessoal comprando com cupons de desconto. A mecânica era simples. Impressos em folhetos e principalmente nos melhores jornais, as pessoas precisavam apenas recortá-lo para usufruir do desconto ou promoção.

Essa mecânica não morreu, mas se diversificou. Ela pode ser aplicada a uma mobile marketing, com ações de bluetooth ou de sms. Os cupons podem ser impressos pela internet, como MKTmais.com mostrou nas marcas recomendadas do Grupo Pão de Açúcar, ou o jeito mais moderno, participar de um clube de assinantes e cartões de fidelidade para ter direito a descontos nas lojas afiliadas.

Essa pulverização é utilizada como benefícios que os clientes podem usufruir, mas muita gente não utiliza porque os parceiros não são lá essas coisas, ou os clientes demoram mais de 3 anos para poderem acumular pontos suficientes para trocar por algo. É quase que um problema cultural e de competência. De que adianta ter um cartão que me dá descontos no restaurante mais caro da cidade do litoral de Fortaleza se moro em Porto Alegre? Ou dar 10% de descontos nas compras acima de R$ 1000 reais quando o ticket médio é de R$ 100 reais? São erros grotescos como esses que fazem desses programas nacionais verdadeiros fiascos de marketing. Adicionam aos profissionais a má imagem de falta de resultados consistentes.

Com a crise, esse teria que ser um excelente mecanismo para alavancar vendas e estabelecimento de parcerias ao melhor estilo ganha-ganha. O problema dessas promoções as vezes é bem simples. Quem faz a promoção é alguém da área de marketing. Digamos que alguém da área de marketing de uma empresa resolve procurar uma empresa de aviação para formar essa parceria. Depois de algumas reuniões a empresa aérea resolve fazer uma proposta. Na compra de x reais na empresa, o cliente ganharia 10% de desconto se tivesse o cartão de fidelidade da cia aérea. Negócio fechado. Assim a marca da empresa apareceria no site do programa de fidelidade da cia aérea. Cadê o resultado? Será que a área comercial da empresa foi consultada? Será que a cia aérea era a melhor opção para fazer a parceria? Quantos clientes da cia aérea compraram na empresa? Em que essa ação irá afetar a lucratividade se ganhar dimensões consideráveis?

Falta de consistência na ação à parte, quem trabalha com marketing precisa saber que depois que introduziram o famoso "rebate", ações de descontos podem afetar a margem da indústria e esta desestimularia estrategicamente esse tipo de ação no varejo. Complexo? Uma solução seria substituir o desconto por brindes ou produtos.

Mas o site inglês http://www.vouchercodes.co.uk, descobriu a tempos que colocar descontos de produtos na internet não era o mais bacana. Bacana era que eles conseguem excelentes descontos e situações que fazem você realmente querer usar os cupons de desconto. Veja os diferenciais:

Ponto número 1: não é atrelado a nenhuma empresa chave. Assim você não precisa ter um cartão de fidelidade de uma loja, de um cartão de crédito ou de uma cia aérea para usufruir do desconto.
Ponto número 2: o site é simples, não é necessário que o usuário se cadastre para poder ter direito aos cupons. Basta copiar o código e utilizá-los em suas compras no estabelecimento correspondente.
Ponto número 3: as promoções do site são atrativas e inúmeras. Não ficam só nos descontos percentuais comuns, também estabelecem serviços grátis, valores de desconto e até ações do tipo, compre 1 e ganhe outro. Um exemplo é a Pizza Hut, você compra uma pizza e ganha outra, somente esta semana. Pena que é válido apenas na Inglaterra.

E a sua empresam você tem certeza que o programa de fidelidade, cartões de descontos, clube de descontos é tão atrativo assim? Sabe quanto esses clientes que utilizam esses programas trazem de faturamento para a empresa? A ação se paga? Ela é lucrativa? Nunca lhe perguntaram isso? Boa sorte!

Grande abraço,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado