Estratégia "Terrorista" de Negócios: Mcdonalds na mira da PETA

domingo, agosto 09, 2009 Jony Lan 0 Comments

A PETA é uma organização americana que atua contra a crueldade no abatimento de aves (frangos e galinhas) e escolheu o Mcdonalds como alvo. Por que? A intenção é atingir os fornecedores do McDonalds a adotarem métodos menos cruéis no abatimento das aves. Como normalmente os fornecedores possuem contratos exclusivos com o Mcdonalds, eles são obrigados a seguir um padrão de qualidade no produto.

A PETA pensou, por que não? E vem desde 1997 fazendo campanhas e negociações contra o Mcdonalds para que ela mude a sua forma de abatimento de aves. Isso significa que existe uma organização que está "atacando" outra, e que não é a sua concorrente no ramo de alimentos e que não tem a necessidade de ganhar dinheiro sobre o Mcdonalds. Mas os concorrentes adoram. É o que eu chamo de "Estratégia Terrorista de Negócios" (Business Terrorist Strategy - BTS). Ela é utilizada quando ocorrem estratégias e ações estratégicas que são utilizadas para ocupar, prejudicar e denegrir a imagem e os lucros de uma empresa. A "Estratégia Terrorista" visa explorar o lado "negro" da empresa, monitorar e acompanhar os possíveis deslizes dela. Essa definição ainda está em desenvolvimento.

A PETA está lançando algumas campanhas contra o Mcdonalds simplesmente por eles não terem tido sucesso na negociação com os fornecedores americanos de adotar métodos menos curéis no abatimento das aves. È um fator externo à organização atingindo a imagem da empresa. Uma das ações foi lançar o www.mccruelty.com em que postaram um vídeo mostrando a forma com que os animais são sacrificados. É bem chocante. E em protesto, utilizaram a campanha de comunicação do Mcdonalds para parodiá-los.

A nova campanha foca o McLanche Feliz e o chama de "Unhappy Meal" ou McLanche Infeliz, em que tenta sensibilizar as crianças, já que se elas souberem que os animais são mal tratados, não irão consumir os lanchinhos.

Pergunto: Sua empresa está preparada para enfrentar o ambiente a ponto de evitar as Estratégias Terroristas de Negócios?

Fontes: Peta e SlashFood

Conteúdo relacionado