Pergunta: Que ferramenta melhor mensura iniciativas de marketing?

sexta-feira, dezembro 11, 2009 Jony Lan 0 Comments

Mais uma pergunta dos leitores via MKTmais.com:

---

Boa tarde Jony,

Li sua matéria a respeito deste assunto (Software para Gestão de Campanhas).

Estamos pesquisando alguma ferramenta que possibilite a melhor mensuração das iniciativas de marketing.

Você recomendaria alguma? Principalmente voltada a construção civil?

Ricardo P. Soares
Analista de Negócios - TI


---


Olá Ricardo,

Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta.

Sobre mensuração de ações de marketing vou lhe dar dois tópicos para pensar:

1 - É difícil mensurar ações que são subjetivas. A tendência de quem quer mensurar, nesse caso, é utilizar sistemas racionais que não refletem 100% do resultado e do alcance de uma campanha, por exemplo. Alguns fazem propaganda na TV e acham que se vender um apartamento, legal, teve resultados. Nem sempre é fácil mensurar e o resultado, venda, nem sempre está ligado diretamente à uma campanha.
2 - Legal, vamos mensurar, não há sistemas que mensuram ações de marketing que sejam totalmente de prateleira. Significa que para cada campanha de Marketing haverá uma forma de mensuração.

Assim, se seu trabalho é mensurar ações de marketing, sugiro que converse com o gestor da área para que ele defina junto com a área comercial os melhores indicadores a serem mensurados. Entenda o contexto. A partir daí sim, fica fácil adaptar a melhor ferramenta para mensurar.

Conheço empresas que mensuram marketing por vendas, outras por ligações, outras por e-mails, outras por acessos à internet. A própria mídia social está mensurando por acesso a sites, seguidores de seus grupos, mas isso são só formas cartesianas de ver o resultado.

Vou lhe dar alguns exemplos complicadores:
- Como mensurar o valor de uma marca? Há muita gente que não concorda com os critérios do Top of Mind.
- Como mensurar se os acessos ao site se convertem em vendas? Com mais perguntas de como chegou até nós (empresa) ou se o cafezinho servido é que determinou a compra? Ser[a que não foi o decote da vendedora?
- Como mensurar o nível de satisfação dos clientes pelo relacionamento que os clientes fazem com a empresa se todas as áreas atendem telefone?

De maneira que o importante é definir indicadores e critérios. Mas lembre-se, subjetividade se mensura com subjetividade. Cono medir uma emoção? Medir felicidade pela quantidade de gente que responde que está feliz pode ser uma armadilha. Como se mede a satisfação das pessoas ao saírem de uma sala de cinema? Com câmeras escondidas das pessoas sorrindo? Ou colocando mulheres lindas em roupas apertadas perguntando para as pessoas loucas para ir ao banheiro responderem a algumas perguntas?

Uma maneira clássica em marketing é medir o break-even, ou quantas vendas são necessárias para pagar o valor da ação. É meio que uma conta de português. Para que gastar 1000 reais, tenho que vender 30.000 reais, por exemplo. Algumas empresas não medem o ROI, simplesmente colocam em suas políticas comerciais que x% do faturamento é para marketing, ponto!

Sobre o que recomendar para a construção civil, lhe digo que dentro da construção civil você dificilmente irá descobrir. Nesse caso é melhor contratar alguém de fora, que possa levar outras formas de fazer marketing e mensurar marketing. Em uma empresa cartesiana como a construção civil, uma pergunta dessas é simples: Quando de vendas as campanhas de marketing vão gerar?

Se a pergunta fosse feita para a Coca-Cola, eles responderiam algo como: invista 1 bilhões em marketing. Ou seja, relativo. O importante para a construção civil é levar outras visões de ações que possam ser mensuradas, senão você cairá no trivial e o que já é oferecido pelo mercado, como pesquisa de mercado, etc. Que as vezes não são necessários e custam muito caro.

De maneira geral, o que importa para o marketing é cruzar dados de clientes com vendas, um bom datamining atrelado a indicadores da sua área. Se você achar um software que faça isso e seja específico para a construção civil, me avise.

Veja o vídeo postado hoje sobre o ROI em mídias sociais. A forma de medir é a mesma, quantidade, cartesiana. No final das contas tudo é transformado em números e percentuais. Até a subjetividade. A mente tem um poder imenso, ao mesmo tempo que faz você existir, cria coisas que você nunca imaginou, faz preto virar branco e associar indicadores onde não existe resultados não é incomum, só tome cuidado.

Espero tê-lo ajudado. Alguém tem mais alguma pergunta? Algúem gostaria de complementar?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado