H&M faz desfile show para lançar lingeries de Sonia Rykiel e explora o potencial do Marketing Experience

segunda-feira, dezembro 07, 2009 Jony Lan 0 Comments

Moda Show, a nova tendência da moda é uma mistura de desfile e show. Tudo para aumentar o marketing experience, tudo para aumentar a sensação e aguçar os sentidos dos expectadores.

O que é tendência? Sinais de que existe uma mudança, um novo caminho, novos sinais da alteração de um paradigma para os acadêmicos, novos indícios de que algo está ficando velho, diferente, se transformando. Os sinais dessa transformação e que podem se consolidar em algo mais concreto é o que eu considero tendência.

E claro, a tendência é algo que acontece sempre, em qualquer setor, em qualquer área. Apenas para dizer que pode ter algo novo no ar se consolidando. E é isso que acredito que esteja acontecendo na forma de relacionamento da moda com os formadores de opinião.

Análise H&M
Basta vermos o exemplo recente da H&M, que lançou recentemente sua nova linha de lingeries assinadas pela estilista francesa Sonia Rykiel. A H&M é uma rede sueca de moda, como uma Riachuelo, Renner ou C&A da vida. Aliás, para quem não sabe, a C&A é francesa.

Mas a H&M tem utilizado estratégias de marketing muito melhores e mais eficientes que as redes brasileiras. Diria até que as brasileiras estão longe de chegar perto das ações da H&M, inclusive a C&A. Mas é uma questão de tempo, capacidade e competência.

Desfile Espetáculo
A estilista Sonia Rykiel lançou sua primeira coleção de lingerie para H&M com desfile-espetáculo, no Grand Palais, em Paris. E o que tem de diferente em um desfile?
- Criou todo o cenário para o desfile.
- Criou "carros carnavalescos" para servir de palco para as modelos.
- Criou áreas de imprensa para fotos.
- Chamou uma lista VIP para prestigiar o desfile.
- Ofereceu todo o apoio logístico de comes e bebes em eventos.
- Jogou um monte de vídeos no Youtube sobre o antes, o depois, o durante, os bastidores e claro, as celebridades falando sobre o evento.



Bom, aparentemente é tudo igual, não? A diferença é que o desfile teve um ar de espetáculo, de show, de desfile que passa mais emoção, surpresa e a sensação de alegria. Em vez de ter somente convidados, o desfile espetáculo tem espectadores. E como qualquer show, tem que surpreender.

Um desfile espetáculo ativa muito mais as emoções das pessoas que simplesmente um desfile com um monte de modelos servindo de cabide andando de um lado para o outro. E é melhor que um desfile com show de música, pois normalmente o show de música rouba toda a cena, é uma "briga" para quem chama mais atenção. E dependendo do cantor, a moda vira coadjuvante do evento.

H&M
Estratégias
Mas será que apenas o evento traz uma diferença? Sim, o evento pode fazer muita diferença. Mas a H&M tem outras ações de comunicação que reforçam o seu posicionamento de marketing:

# No site você encontra uma edição da revista digitalizada H&M magazine. Poucas são as empresas que sabem utilizar essa mídia. No Brasil então, poucas mesmo. Está para nascer uma rede de varejo brasileira que consiga fazer uma revista que seja competente e que dure, pois normalmente nasce bonita e morre sem ninguém saber.


# Além da revista, o site disponibiliza vários vídeos das campanhas publicitarias (H&M Fashion Vídeo), dos desfiles, dos eventos. Um lugar recheado de vídeos, moda só com fotos é limitante.


# Incorporou a interatividade de criar looks com o Fashion Studio. Assim você consegue visualizar como ficaria uma roupa com outra.


# Possui um Guia de Estilo para quem não sabe o que vestir ou o que combinar.

Claro que por trás disso tudo há todo uma equipe de profissionais que executam, outros que gerenciam e outros que pensam em como inovar no mundo cada vez mais competitivo. Inclusive esse parágrafo poderia ser para qualquer tipo de setor em transformação, não?

Qual a diferença? A diferença é que empresas como a H&M fazem, executam, inovam, realizam, e não deixam guardado na gaveta ações de marketing que funcionam, afinal ninguém sabe se vai funcionar se não colocar em prática. Assim o recado de hoje é: tente, pelo menos terá tentado.

Ah, se na sua empresa as ações não são executadas, não possuem resultados ou não conseguem contratar gente que faça, pergunte-me como. Quem sabe eu não possa ajudar.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: H&M

Conteúdo relacionado