Mercado: varejo espera o melhor Dia dos Pais desde 2005

quarta-feira, julho 28, 2010 Jony Lan 0 Comments

Os varejistas estão otimistas com relação ao Dia dos Pais deste ano. Uma pesquisa da Serasa Experian realizada com mais de 1 mil executivos do setor revela que 55% deles apostam em alta do faturamento ante igual período de 2009. Este é o maior percentual desde que o levantamento começou a ser feito, em 2005.

Já 39% dos entrevistados acreditam que o faturamento ficará no mesmo patamar registrado no ano passado, enquanto 6% estimam queda.

Os economistas da Serasa Experian notam que o otimismo prevalece, apesar dos juros mais altos e do maior nível de endividamento do consumidor. Para eles, uma das razões é a evolução do crédito, com prazos cada vez mais longos.

Além disso, a Serasa enfatiza que a base de comparação não é fraca, uma vez que, no Dia dos Pais do ano passado, a economia brasileira já tinha se recuperado da crise financeira.

Na análise por regiões, verifica-se que os varejistas do Nordeste são os mais otimistas, com 67% esperando faturar mais. Na sequência, aparecem Centro-Oeste, com 61%, Sudeste (55%), Norte (53%) e Sul (50%).

O estudo também revelou um equilíbrio entre as vendas a prazo e à vista. No Dia dos Pais deste ano, 51% das vendas serão a prazo e 49% à vista, de acordo com a Serasa Experian.

No que se refere aos meios de pagamento, o dinheiro será a preferência dos consumidores que optarem pelo pagamento à vista, com 39%, seguido por cartão de crédito (25%); cartão de débito (18%); cheque (16%) e cartão da própria loja (2%).

As vendas a prazo, por sua vez, se dividirão entre cartão de crédito parcelado (43%); cheque pré-datado (33%); financiamento ou crediário (16%); cartão de débito parcelado (4%); cartão da loja parcelado (2%) e outros (2%).

Quanto aos presentes, para 55% dos entrevistados, haverá mais demanda por roupas, sapatos e acessórios. Já o celular é a aposta de 23% dos varejistas. Depois aparecem eletrônicos (6%), perfumaria e cosméticos (6%), e vinho e bebidas (2%). Agora é esperar e fazer as contas.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor

Conteúdo relacionado