20 conclusões do mundo digital no Brasil com a Pandemia do Coronavírus

domingo, abril 19, 2020 Jony Lan 0 Comments

Em pouco menos de 15 dias o mercado brasileiro e mundial sofreu de tudo. Bolsas caíram, negócios fecharam, outros faliram, profissionais ficaram desempregados e o Mundo viu a pandemia chegar em um clique de televisão. Inclusive foi a TV quem mais alarmou sobre a pandemia. Mas ainda bem que existe a internet para separar os pingos nos iis.
Da noite para o dia, muitos pequ
enos negócios começaram uma corrida louca para entrar no mundo digital.
Eu já uso internet desde 1994 e para mim é uma “luta diária”, convencer empresários a investir no canal digital. Com a pandemia, e quase todos os negócios fechados, a busca por informação e digitalização subiu à extratosfera. Vivemos o mundo das lives diárias, das mensagens de whatsapp a cada minuto e conteúdos de todos os lados, mas tudo pelo mundo digital, pelo celular conectado à internet ou ao computador que não vive sem ele.
No último dia 04 de abril de 2020, a dupla sertaneja Jorge e Mateus bateu recorde mundial de live musical mais vista no Youtube, com um público de 2,7 milhões de pessoas. Além disso teve patrocinadores, propaganda e muita interatividade com o público. E a Rede Globo finalmente sentiu a pressão e aceitou fazer uma “live” com a Ivete Sangalo, antes dela perder o controle com seus patrocinadores. O “poder da comunicação” já mudou de mãos a tempos, mas a Rede Globo é como um elefante branco, demora demais a tomar decisões.
E a velocidade das decisões é o que poderá acabar com uma empresa em poucos dias.
Depois de várias conversar com empresários, clientes e empreendedores, somados à minha vivência nas consultorias como especialista em marketing digital, vendas e negócios nestes últimos dias, concluo os seguintes insights:
1) As empresas, empresários e empreendedores que estão mais bem preparados e sobrevivendo à esse momento, sendo que alguns até vendendo mais que a maioria, são 100% daqueles que já investem em digital há mais de 1 ano. Ou seja, possuem processos, pessoas e produtos/serviços adaptados ao mundo digital, seja como canal de vendas, seja como ponto de contato e relacionamento com o cliente.
2) Os empresários que ignoravam o digital ficaram humildes e estão considerando no seu orçamento como custo e não só como “investimento.
3) Não existe mais o famoso “sobrinho fazendo seu Instagram”. Ou profissionaliza ou perde mercado de vez.
4) O Digital faz parte do seu negócio. Seu negócio é qualquer coisa desde que tenha um canal digital, estas serão as únicas a sobreviver com elegância, as outras vão sofrer.
5) Venda pela internet será o principal canal de vendas de uma empresa ou a que mais receberá investimentos.
6) As lojas físicas como as conhecemos terão seu layout alterado, com espaços que respeitam os protocolos de higiene, e terão menos contato humano do que imaginamos.
7) O modelo Take Away será o predominante, os clientes compram pela internet e retiram na loja. Ou simplesmente compram na loja e levam embora para consumir em outros lugares.
8) As vendas migrarão rapidamente para o online. Seja produto ou serviço.
9) Restaurantes terão que reavaliar o layout, os formatos das mesas e o espaço de distribuição delas no salão;
10) 600 mil negócios fecharam suas portas em menos de 1 mês no Brasil e milhões foram demitidos. Resultado: o que não era bom, foi engolido pelo mercado em uma única tacada, não há mais espaço para o amadorismo.
11) As escolas, faculdades e universidades que não estão com o EAD ativo, vão migrar 100% em poucos dias e em todos os níveis.
12) A “parada” momentanea da China expôs o problema de fornecimento no mundo. Isso pode abrir oportunidades para novas políticas de fabricação local. Exemplo das máscaras. Mesmo que improvisadas por falta de produção local adequada, ganharam espaço em todas as empresas que possuem máquinas de costura.
13) O mundo digital não é mais futuro, é necessidade básica do passado e requisito do presente. Quem já está com processo e operação no mundo digital, está anos à frente de quem resolveu decidir começar agora. Quem ainda não executou essa decisão, está perdendo anos em dias de competitividade para seus concorrentes.
13) O concorrente indireto ou produto substituto das viagens de negócios finalmente ganhou destaque com as video conferências. 
14) O mundo online quebrou a borocracia do sistema de saúde e cada vez mais teremos a telemedicina e o atendimento à distância finalmente sendo usados para atender a população.
15) Irão cair as barreiras de controle privacidade sobre as pessoas, cada vez mais o reconhecimento facil e novas tecnologias serão utilizadas para controlar a movimentação da população, sua localização e status corporal. Principalmente para controle de epidemias, doenças e segurança da sociedade.
16) As empresas que entenderem mais rapidamente que precisam melhorar o atendimento online e a comunicação com os clientes de forma digital, sairão dessa pandemia mais fortalecidos. Os negócios fechados que estão esperando abrir as portas sem comunicação digital, irão sofrer a transformação digital do seu concorrente.
17) Os profissionais que quiserem continuar trabalhando terão que falar o “digital” para se adaptarem ao novo contexto. Quem “não souber” usar um simples Instagram ou um Whatsapp Business, será descartado em uma seleção daqui para frente. Ou seja, quem não treinar sua equipe terá que substituir.
18) Sobreviverá e crescerá quem souber “gastar” melhor o seu caixa com novas tecnologias e novos processos. E todos eles estarão interligados com o mundo digital, com as ferramentas da internet e com quem quiser comprar.
19) Setores inteiros terão que adaptar o seu negócio para se tornarem mais relevantes e menos propícios a novas crises, pois novas Pandemias irão acontecer em breve.
20) É hora de “reinventar os negócios”, mexer em processos, criar novos cargos, adaptar os produtos e serviços. Esse momento histórico já foi vivido em outras épocas, em que crises transformaram a sociedade, seja desde o modo de comer ao modo de viver. A diferença é que todos eles irão considerar o mundo digital sem pestanejar.
Pronto para começar no mundo digital ou ainda está em dúvida?

Abs, 
Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado