Estratégia de Marketing | Emirates focou em Marketing Esportivo

terça-feira, julho 29, 2014 Jony Lan 0 Comments

Comissárias de bordo da Emirates eram onipresentes na entrega de medalhas na premiação da final da Copa do Mundo de 2014.

Estratégia de Marketing: Tornar-se globalmente conhecida
Objetivo de Marketing: aumentar a visibilidade e a relação do público alvo com a marca
Ações de Marketing: patrocinar esportes
Slogan: Fly Emirates
Patrocínios: Real Madrid, Milan, Arsenal e Paris Saint-German, torneios de tênis como Roland Garros. Ainda incluem campeonatos de críquete, rugby, vela, golfe, motociclismo e corridas de cavalos.
Patrocínio da Fifa nos últimos 4 anos, R$ 100 milhões

"Os patrocínios são parte da estratégia de comunicação global da Emirates. Estamos particularmente ativos no esporte pois ele tem o poder de transcender fronteiras, inspirar e tocar a todos de maneiras muito pessoais", explica Stephane Perard, diretor geral da Emirates Airlines no Brasil.

Além da Copa, um dos principais contratos futebolísticos da marca foi assinado com o clube inglês Arsenal e incluiu os direitos de nomeação do estádio da equipe, que será chamado de Emirates Stadium até 2028. Na época da assinatura, o time cravou o valor do contrato em 30 milhões de libras ao ano, por cinco anos.

Outra tacada foi a parceria com a Fórmula 1, que transformou a empresa em patrocinadora da principal categoria do automobilismo mundial. O valor do contrato, assinado em 2013, é especulado em 200 milhões de dólares por cinco anos.

Apesar da operação gigantesca, ainda há espaço para crescer, garante Stephane Perard. "Nossa equipe de patrocínios tem a missão de identificar oportunidades em diferentes países, e a empresa está constantemente avaliando novas possibilidades", explica.

Durante a competição no Brasil, a Emirates transportou mais de 18 mil passageiros. Todos os jogos foram, ainda, transmitidos no sistema de televisão de bordo nas aeronaves. A empresa não detalha retornos financeiros, e prefere focar nos holofotes que a Copa trouxe. "A visibilidade conquistada é provavelmente o principal resultado", comemora o executivo.

Nada que, por enquanto, inclua contratos no Brasil - pelo menos, segundo Perard, a empresa não tem intenções de patrocinar algum clube ou estádio brasileiro no momento.

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado