Posto de carregamento à base de energia solar para carros elétricos em Chicago

terça-feira, abril 14, 2009 Jony Lan 0 Comments

Antes de ocorrer a popularização da lâmpada pelos Estados Unidos, foi necessário construir postes para criar uma malha de transmissão da rede elétrica. Assim, a partir de um produto, criou-se um serviço. A grosso modo, podemos dizer que a Apple fez esse mesmo paralelo quando lançou o seu iPod e o seu ssitema de venda de músicas pela Internet iTunes. Nessa mesma linha, não basta ter carros elétricos, postos de energia poderão agilizar o processo de popularização dessa fonte renovável aplicada aos veículos. E não poderia ser diferente esperarmos essa estratégia logo na cidade referência em carros nos EUA, Chicago.

Lá, os carros elétricos são uma realidade (Tesla, Chevrolet Volt). As pessoas que possuem estes automóveis precisam deixá-los carregando toda noite e calcular para não ficarem sem bateria no meio da rua.

A cidade de Chicago se uniu a Coulomb Technologies e a Carbon Day para lançar o primeiro posto de abastecimento público para carros elétricos. O sistema funciona através do pagamento de uma assinatura que dá acesso aos postes que são carregados pela energia solar. A prefeitura utilizará estes postes para abastecer os carros elétricos pertencentes a sua frota.
Quem quiser uma oportunidade de negócios como donos de postos de combustíveis e estacionamentos pagos podem comprar seu próprio poste e cobrar pela utilização. Este é um grande passo para que o carro elétrico se torne viável, um serviço essencial nessa relação já consolidada hoje pelos postos de gasolina. A Carbon Day pretende instalar mais mil postes de abastecimento nos EUA até 2011. É como uma produção em escala, quanto maior o acesso, maior a oferta, menor o preço. O Brasil, pela quantidade de sol que existe, deveria pensar melhor em suas políticas públicas para explorar melhor essas oportunidades para não ficar atrás do desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis. Ficar só com o Álcool combustível pode se tornar viável por um tempo, mas nunca é ruim podermos diversificarmos em novas tecnologias criando carros híbridos.
Fonte: Gas 2.0

Conteúdo relacionado