Dustbot - Robô que coleta lixo na Europa e não é Japonês!

sábado, maio 30, 2009 Jony Lan 0 Comments

O Japão sempre sai na frente quando o assunto é robôs, mas parece que os italianos resolveram tomar a iniciativa de inventar algo mais útil. É o Dustbot, um robô que foi desenvolvido para coletar lixo urbano. Não é a era dos Jetson, mas estamos quase lá. O funcionamento é simples, você tem lixo (necessidade de limpeza)? Então basta ligar para o Dustbot do seu celular e ele irá buscar na porta da sua casa. Ele possui uma tela de touchscreen no qual a pessoa poderá selecionar o tipo do lixo que está depositando (orgânico, plástico, papel, vidro, etc) para informar ao Dustbot se ele será posteriormente reciclado ou não.

O robô trabalha com uma combinação de navegação GPS e um giroscópio, além de vários sensores para mantê-lo ativo sem que saia esbarrando por aí.

A idéia surgiu da necessidade de colocar um fim aos horários de coleta de lixo, além de ter sido projetado para trabalhar em lugares estreitos, onde o caminhão de lixo normalmente não chega ou é de difícil acesso.

Várias autoridades ao redor do mundo já se interessaram pelo protótipo, que está rodando na Toscana, Itália. Afinal, seria uma forma de não contratar mão de obra dos imigrantes ilegais ou de deixar o serviço menos nobre ser feito por um robô.

O interessante do produto é que aparentemente ele foi desenvolvido sobre a plataforma de um Segaway, aqueles aparelhos de duas rodas grandes em que você passeia pelas ruas movido à bateria.



A alma da inovação é comercializar as idéias e as invenções e pensando criativamente, poderíamos usar a idéia para servir cerveja em um barzinho, por exemplo. Além de entretenimento, quem não vai querer ficar acinando o robô para poder ver se realmente ele funciona. Ou então pedir para ele trazer aquela cerveja bem na hora do jogo. É tudo uma questão de adptação criativa.

Fonte: BBC

Conteúdo relacionado