Vender "antes do vencimento" é moda na França

sábado, maio 09, 2009 Jony Lan 0 Comments

Não que a moda tenha que vir da França, mas acabaram de lançar uma estratégia que tem feito sucesso no país: a venda, por até um terço do preço, de produtos que estão prestes a ter a data de validade ultrapassada. A idéia surgiu depois que o consumo nos supermercados começou a diminuir em decorrência da crise econômica.
Lojas estão sendo abertas especialmente para esta finalidade. Os endereços não são divulgados em publicidades, no entanto os consumidores de baixa renda, habituados a freqüentá-los, conhecem os melhores estabelecimentos e os divulgam em fóruns na internet.
Publicidade boa-a-boca, quem diria, movimentando a baixa renda em Paris.
A Noz, com 160 estabelecimentos no País, é a cadeia mais numerosa e popular desse segmento. Abre, em média, duas novas lojas por mês, sempre em regiões com moradores de baixo poder aquisitivo. A periferia parisiense é a mais bem contemplada com este tipo de negócio. Duas por mês. Tudo bem que lá é Europa. Agora imaginem se esse novo formato de loja não abrisse. Significa que antes dela, centenas, milhares de produtos são literalmente inutilizados (ninguém come comida vencida). Imaginem no Brasil, onde o desperdício já é enorme.

A receita é simples: em contato com redes tradicionais, como Carrefour e Monoprix, as lojas compram os lotes de produtos cuja data de validade se aproxima do fim com descontos de até 20%.


Alguém já viu algo por aqui? Não? Então está aberto aí uma boa oportunidade de negócio. É que nem feira. Se você não vender rapidamente, vai virar chepa e se nem a chepa resolver, aí vai tudo para o lixo.
Fonte: Portal Terra

Conteúdo relacionado