Ranking das 75 marcas com maior apelo emocional para brasileiros

sexta-feira, maio 15, 2009 Jony Lan 0 Comments

As dez marcas mais influentes do Brasil

Posição
Empresa
ICHM
1 Wikimedia Commons Coca-Cola
82.5
2  Divulgação Nestlé
77.53
3  Divulgação Sadia
75.13
4  Divulgação Natura
73.59
5  Reprodução Rede Globo
72.75
6  Divulgação Mc Donald's
68.64
7  Reprodução Adidas
67.36
8  Reprodução Danone
67.19
9  Divulgação O Boticário
65.79
10  Divulgação Brastemp
65.21
*Fonte: Sart Dreamaker

Nada de Top Of Mind, a nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.

Ahco que chamaria esse Ranking de Top of Trade Marketing, marcas que decinem do ponto de venda! Afinal vai decidir o que? Comprar, não? Mas como não sou eu quem trabalho na Sart, ele recebeu o apelido de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes.

“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.

Não é um teste científico, mas marketeiro e excelente. O mundo do marketing precisa de índices cada vez mais criativos e convincentes para afastar o fantasma que ronda as verbas de marketing e que prejudicam toda a ação de vendas de uma empresa. Não é novidade que tem empresa que para mostrar resultados nessas horas de crise, simplesmente manda embora um monte de funcionários, com queda de vendas, só para mostrar que a lucratividade foi maior. Maior enganação, é o que eu chamaria de "auto-sabotagem temporária".

Atualmente, as marcas já são consideradas um ativo das empresas. Existem companhias especializadas em contabilizar financeiramente o quanto vale cada nome e fazer os famosos rankings divulgados ano a ano. No entanto, diferenças na metodologia fazem com que os resultados variem um pouco, como podemos ver nas listas divulgadas no ano passado.

São tantas as pesquisas e com diferentes metodologias de valorar as marcas que fica difícil saber qual é a melhor. Mas melhor para que? Veja algumas do ano passado em Bilhões USD:

Veja a relação das 75 empresas aqui.
Fonte: Época Negócios

Conteúdo relacionado