Ciclo de vida da empresa | Bob’s se modernizam em serviços e layout para mudar a curva de declínio?

sexta-feira, setembro 05, 2014 Jony Lan 0 Comments

A rede brasileira de hamburguers Bob’s vai se modernizar. Serão feitas mudanças desde o layout da loja até o cardápio oferecido. O primeiro restaurante a receber o novo modelo foi o da Senador Dantas, no centro do Rio de Janeiro. parece até aqueles programas de turn around de de reality americano de restaurantes. até porque ninguém muda se não for para melhor. É como uma evolução natural frente ao ciclo de vida de um produto, quando atinge uma certa estabilidade ou declínio, é hora de mudanças!

Por que mudar?
Segundo Marcello Farrel, diretor da rede Bob´s, as mudanças são resultado de uma pesquisa de quase dois anos. “Fizemos um estudo profundo de tendências mundiais na área de fast food. Essa pesquisa foi usada como ponto de partida para uma avalição profunda com nosso consumidor no Brasil e a gente chegou a um modelo de um novo pacote de oferta, envolvendo infraestrutura de loja, visual, mix de produto e operação propriamente dita”, explica.


Estratégias
O novo modelo inclui três mudanças principais: o design das lojas, a customização de cardápio e a infraestrutura operacional. Para os franqueados da rede, as mudanças devem ser graduais. “Esse processo foi submetido a um conselho de franqueados, houve um lançamento em uma grande convenção em abril, com aprovação unânime”, conta.


Processo de implantação
Entre 3 e 5 anos, todas as lojas da rede devem atender ao novo padrão, que inclui autosserviço de bebidas, lanches em vários tamanhos e acréscimo de ingredientes sem cobrança extra. “A cada ciclo de renovação os franqueados adequam suas operações de forma que as novidades sejam aproveitadas. A gente imagina que isso vá acontecer antes porque já temos essa corrida inicial de interesse espontâneo em se atualizar”, diz.



Novas Franquias
Para as novas franquias, o novo modelo deve ser adotado imediatamente. A expectativa é que, ainda neste ano, sejam abertas 70 unidades dentro do novo modelo. Os investimentos em marketing e expansão em 2014 são de 200 milhões de reais.



Expansão
Hoje, a rede trabalha com um plano de expansão de 140 lojas ao ano. “Isso vem acontecendo há alguns anos e a gente espera manter esse ritmo. O Bob’s se antecipou em um processo de interiorização da marca e vem preenchendo o Brasil com muitas oportunidades”, afirma o executivo. Atualmente a empresa possui mais de mil unidades no país.



Expectativas de resultado
Segundo Farrel, quando o projeto foi concebido, havia projeção do crescimento de 20% a 25% em faturamento, mas a primeira loja tem dado resultados acima disto. “Nós temos hoje um resultado real de crescimento de 50%. Eu diria que vamos crescer na ordem de 25% a 30%”, diz. Uma franquia do Bob’s tem investimento inicial de 520 mil reais a 1 milhão de reais.

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado