Gestão | Brainwriting é melhor que o Brainstorm?

quarta-feira, março 18, 2015 Jony Lan 0 Comments


Uma ideia medíocre, bem EXPOSTA, pode ganhar atenção geral numa reunião? Um extrovertido pode vender suas idéias melhor que um tímido? Se a máxima for: quem aparece mais, ganha. Então a brainstorm será o melhor modelo.

Mas, uma ideia medíocre, exposta com loquacidade, pode ganhar atenção geral numa reunião. Segundo a professora Leigh Thompson, da Kellogg School of Management, nos EUA, o profissional “matraca” pode levar a decisões ruins. Estatisticamente, numa reunião de quatro pessoas, duas delas monopolizarão 62% da conversa. Entre seis participantes, três serão responsáveis por 70% do discutido. “Por mais sexy que o brainstorm seja, ele tem um problema: as primeiras ideias exercem influência desproporcional sobre o restante da reunião”, diz Leigh. E estas primeiras ideias são expostas em geral pelos participantes mais desenvoltos.

Para dar chance aos introspectivos, Leigh criou o sistema do brainwriting. No início da reunião, os participantes devem anonimamente expor suas ideias por escrito em cartões. Os cartões são lidos por todos. E só então as ideias são discutidas. Em Los Angeles, o processo foi adotado pela equipe produtora da premiadíssima série televisiva Breaking Bad. “O brainwriting não favorece só o tímido, mas também o trainee e o funcionário iniciante”, diz Leigh. Porém, é proibido o “confessionário”, frisa a autora. Explica-se: é grande a tentação de tentar adivinhar quem foi o autor de cada proposta. Não se deve fazer isso! Na Kellogg, um aplicativo de smartphone foi criado especificamente para o novo sistema de discussão. É o Candor, sistema de compartilhamento de texto.

via: Época Negócios

Conteúdo relacionado