Qual a diferença entre Planejar e fazer 'Futurologia'?

sexta-feira, julho 24, 2015 Jony Lan 0 Comments

"Nos dias de hoje, o mundo está em constante mudança." Esta frase e seus sinônimos são celebres candidatas de aberturas de TCCs, artigos científicos e as vezes até de livros!!! Ao mesmo tempo que é complicado "escrever" algo com a palavra hoje, e a pessoa ler amanhã e já não ser a realidade projetada, também é complexo falar que "o mundo está em mudança", afinal, o mundo nunca parou de mudar!!! Pior são aqueles que profetizam que "as pessoas de hoje não compram mais como antigamente", hã??? Essas são pessoas que agridem a inteligência dos mais bem entendidos do assunto.

Primeiro precisamos entender para depois opinar, que será ao final, uma mistura de tudo aquilo que você ouviu e já teve de experiência com uma ordenação verbal ao seu estilo coerente. Mas vamos ao que interessa. As diferenças entre Planejar e fazer Futurologia são várias. Mas em comum elas possuem um ponto de vista único: pensar no que pode acontecer no futuro.

Quanto às várias diferenças, podemos destacar uma simples:
O Planejamento faz várias análises consistentes, baseadas em fontes com tendências diversas.
A Futurologia faz uma única análise, quase que de um relampejo, como um raio! Sem metodologia, apenas com "achismos" estruturados em um piscar de segundos.

Veja os exemplos de negócios a baixos x celebres frases de "futurologias":

Cinema
'O cinema será encarado por algum tempo como uma curiosidade científica, mas não tem futuro comercial', Auguste Lumiere, inventor do cinema, 1895.



Computadores
'Acredito que há um mercado mundial para aproximadamente cinco computadores', Thomas Watson, presidente da IBM, 1943.



Energia elétrica
'Quando a exposição de Paris se encerrar, ninguém mais ouvirá falar em luz elétrica', Erasmus Wilson, da Universidade de Oxford, 1879.


Ideias
'Tudo o que podia ser inventado, já foi inventado', Charles H. Duell, gerente do escritório de Patentes dos EUA, 1899.



Átomo
'Quem imagina que a transformação do átomo possa ser uma fonte de energia está falando bobagem', Lord Rutherford, o descobridor da fissão nuclear, 1930.





União Soviética
'No ano 2000 o comunismo dominará o mundo, com exceção dos Estados Unidos, do Canadá e Austrália. A Europa Ocidental se tornará satélite da União Soviética', Timothy Leary, guru norte-americano da contracultura, 1960.

Computador
'Não há nenhuma razão para que as pessoas tenham um computador em casa', Ken Olson, presidente da Digital Equipament Corporation, 1977.



Trabalho
'A família será substituída por clubes de amigos. Todos trabalharão menos, ganharão menos, assistirão menos televisão', Ernest Callenbach, autor norte-americano, 1981.


Floresta Amazônica
'A floresta amazônica desaparecerá por volta do ano 2000', Robert Weil e Bem Bova, 1982.


Futurologia
'Todos os que pretendem predizer ou prever o futuro são impostores, pois o futuro não está escrito em nenhuma parte, ele está por fazer... ele é múltiplo e incerto', Michel Godet, economista, 1996.


Via: Estadão

Conteúdo relacionado