Hard Sell - como usar o nome do concorrente

segunda-feira, abril 27, 2009 Jony Lan 0 Comments

No mundo do Marketing, o "Marketês" é uma linguagem corriqueira, mas há algumas coisas que podemos importar da área de publicidade, como por exemplo, o "Hard Sell". “Hard-Sell” é uma propaganda comparativa em que se cita explicitamente o concorrente, com ou sem todas as letras, em benefício próprio. É como a Pepsi fazia ao coloca a Coca-Cola em seu anúncio, ou apenas citá-lo, ou então mostrar de forma que você, consumidor, reconheça o concorrente.

Um exemplo de "Hard Sell" que envolveu muita gente, com certeza, foi uma propaganda que a Juggernaut fez para a BMW em um anúncio de Outdoor. Ele é único e exclusivo, e fica claro que foi usado simplesmente como resposta à um Outdoor da Audi. Que por sua vez, utilizou o nome da BMW. Eu particulamente acho essas propagandas ótimas, pois chamam a atenção de todos e das duas marcas e mais, faz com que as agências trabalhem de forma mais localizada e inteligente.



Foi algo assim, a Audi usou o nome da BMW em seu anúncio dizendo "Sua vez, BMW", como se tivessem jogando uma partida de xadrez. Em seguida e logo ao lado, mas em um painel muito maior, a BMW respondeu com outro anúncio, com contrastes totais ao design do outdoor da Audi e valorizando muito mais o carro e com a frase: “Chequemate”.

Agora vocês podem conferir uma versão brasileira da técnica. A propaganda que a Nestlé fez da Nesvita, falando de comparação e descaradamente da concorrente, sem falar o nome, mas que podemos ver claramente, Activia da Danone.



E agora, quem arrisca usar a técnica?

Conteúdo relacionado