Empreendedorismo | "Você precisa transformar seus clientes em fãs", afirma vocalista do Iron Maiden Bruce Dicknson

quinta-feira, janeiro 30, 2014 Jony Lan 0 Comments


Os milhares de jovens reunidos (28/01) na Campus Party foram à loucura com a participação de Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden. E ele nem precisou cantar para conseguir aplausos.

Dickinson conquistou o público com sua palestra de quase uma hora sobre empreendedorismo no palco principal .

À primeira vista, ele pode não parecer a pessoa mais qualificada para falar sobre o assunto, mas além de ser ele próprio um empreendedor, o vocalista também mostrou habilidade no palco como palestrante. Reunimos as principais ideias de negócio que Dickinson defendeu e as dicas que deu para a garotada.

Tenha fãs, não clientes
"Odeio clientes. Porque clientes têm uma escolha e você como dono do negócio não quer que eles escolham a outra opção. Por isso eles precisam se tornar fãs", diz. Seu exemplo veio do próprio mundo musical. Segundo ele, as gravadoras faliram porque tinham clientes, não fãs. Além disso, quando o download de músicas começou a se tornar popular, ao invés de tentarem entender o novo mercado, essas empresas apenas apontaram o dedo para seus antigos consumidores, como se eles tivessem destruído seu negócio baixando álbuns gratuitamente. "As bandas tinham fãs. Ninguém ficou triste porque uma gravadora saiu do mercado. Mas se a banda parasse de tocar com certeza as pessoas iam ficar chateadas", defendeu.

Crie uma relação com esses fãs
"Seja lá o que você acha que você vende, o que você vende é relacionamento", disse. "Não somos racionais, somos seres emocionais". Dickinson usou o exemplo da Apple. Segundo ele, Steve Jobs e a Apple conseguiram criar uma relação muito mais próxima aos seus usuários do que Bill Gates e a Microsoft. Atualmente, porém, a empresa do iPhone passa por uma certa crise. "Como a Apple está trabalhando sua relação com os fãs? Hoje, quem comprou um iPhone considera substituí-lo por um Samsung. Nos velhos tempos ninguém sonharia em fazer isso."

Agregue valor
Para Dickinson, a maneira mais inteligente de criar fãs, que não abandonarão sua marca não importa a situação, é agregar valor a ela. "Você precisa descobrir qual é esse valor. Precisa te tornar único, especial e se diferenciar no mercado", explica.

Não se acomode
"Se você ficar sentado, você será engolido", resumiu Dickinson. A acomodação pode matar o seu negócio. Por isso é importante investi no crescimmento e estar de olho em novas oportunidades. No final da palestra, o vocalista deu um exemplo de sua própria banda: a Trooper, cerveja do Iron Maiden. A fórmula da bebida foi especialmente criada para a nova marca e, como brincou Dickinson, "diferente da música, não dá para fazer download da cerveja e você precisa comprar uma nova toda hora".

Relaxe
Aos participantes da Campus Party - mas isso vale para quase todos no mundo moderno - Dickinson sugeriu que eles não tentassem anotar e aprender tudo que ouvissem no evento. "Assim vocês não vão conseguir pensar com clareza. Relaxem. Em algum lugar o mosquito da criatividade vai morder vocês".

Observe e ponha a imaginação para funcionar
"A imaginação é mais importante que o conhecimento" disse o vocalista, citando Einstein. Segundo ele, conhecimento é mais fácil de adquirir, mas com a imaginação é possível criar. "Newton não inventou a gravidade, ela estava ali. Ele apenas observou e fez a pergunta certa. Precisamos observar. Não sabemos que uma coisa existe até enxergarmos. E aí você pode usar a imaginação para brincar com ela".

Tenha um bloco de notas
Mesmo que seja eletrônico. É importante poder anotar as ideias e fazer rascunhos sempre que o pensamento aparecer. Se você deixar para depois, é bem possível que uma boa ideia escape.

O fracasso faz parte
Perguntado de onde tirava sua inspiração, Dickinson disse que, sinceramente, não sabia. "Você precisa de muita energia, trabalhar bastante e estar preparado para errar", afirmou. Segundo ele, de 20 reuniões que faz, às vezes apenas uma dá certo, e isso deve ser esperado.

Resumindo: Faça Marketing de Relacionamento, ponha em prática!

Fonte: Época Negócios

Conteúdo relacionado